Como fazer a criança gostar de tomar banho

Para muitas crianças, a hora do banho é a pior do dia e, quando as suas mães as chamam para entrarem debaixo do chuveiro,…

Por Editorial MDT em 02/04/2012

A hora do banho deve ser prazerosa e divertida para as crianças. (Foto: Divulgação)

Para muitas crianças, a hora do banho é a pior do dia e, quando as suas mães as chamam para entrarem debaixo do chuveiro, torcem o nariz, fazem birra ou saem correndo aos berros. Se o seu filho se comporta dessa maneira, aprenda como fazer a criança gostar de banho com algumas dicas simples.

Explique para o seu filho a importância do banho. Há alguns livros e músicas que incentivam as crianças a se lavarem. Portanto, procure por eles na internet e conte as histórias ou cante as músicas com a sua criança. Em seguida, diga-lhe que, se ela tomar banho, ficará muito mais bonita e cheirosa e todos irão querer ficar ao seu lado. Complete falando que, após o banho, ela ficará pronta para o jantar e para dormir para então, acordar feliz e descansada no dia seguinte.

Você também pode apelar para a vaidade do seu filho, dizendo-lhe que, se ele não tomar banho, nenhuma menina vai querer chegar perto dele porque ele estará fedido e cheio de bichinhos, pois eles adoram crianças sujas.

Às vezes, a criança se nega a tomar banho porque você escolheu a pior hora para isso. De repente, ela está assistindo ao seu desenho favorito, está entretida com alguma atividade ou está brincando com os seus amiguinhos. Se essa for a razão, tenha um pouco de paciência e espere mais um pouquinho, avisando-a que, em meia hora, irá buscá-la para o banho.

Não se esqueça de colocar brinquedos na banheira para distrair a criança. (Foto: Divulgação)

Há muitos brinquedos que podem ser levados para o banho. Sendo assim, compre alguns deles para que o seu filho se distraia enquanto está sob o chuveiro. Se você tiver uma banheira, o banho pode ficar muito mais divertido, pois você pode enchê-la de água e sabão para que o seu filho brinque nela durante o banho.

Encha a banheira de sabão para que o banho fique divertido. (Foto: Divulgação)

Por fim, seja o exemplo do seu filho, afinal, ele se espelha em você quando é pequeno. Então, saia sempre do banho feliz, aliviada e animada. Desse modo, ele verá que você adora tomar banho e, por isso, também gostará de praticar essa ação.

O seu filho tem que entender que a hora do banho é essencial para que a vida dele seja mais gostosa e limpa. Portanto, ensine-o a gostar de tomar banho para que ele vá por livre e espontânea vontade para debaixo do chuveiro.

Top