Horário de verão começa no próximo dia 16 de outubro

Em 16 de outubro os moradores de dez estados e do Distrito Federal devem adiantar seus relógios em uma hora.

Para quem precisa ficar de olho no relógio é bom ficar atento ao calendário durante os próximos dias: este ano o horário de verão começa no dia 16 de outubro e termina em 26 de fevereiro.

Este horário diferenciado é adotado como uma medida para reduzir o consumo de energia durante o verão, que é a época do ano onde há aumento na demanda não somente pelo calor, mas também pelo crescimento de produção da indústria com a véspera das festas natalinas. A estação também é tida como a mais apropriada devido a posição do planeta em relação ao sol, com uma luminosidade natural favorável ao aproveitamento mais longo.

No Brasil, as atuais datas nas quais o horário entra em vigor foram definidas por decreto assinado em 2008 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva: o documento define como data de início o terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro, e caso coincida com o domingo de carnaval, o seu término é adiado para a semana seguinte. O sistema é adotado por dez estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, em 2010 sua implantação gerou uma redução de 4,4% durante os horários de pico nas regiões que o adotam, que acontece entre o fim da tarde e o início da noite.

Top