Você está em: MundoDasTribos > Mulher > Beleza> Selagem e Progressiva – Qual a diferença?

Selagem e Progressiva – Qual a diferença?

Pensando em ter um cabelo liso? Você já deve ter ouvido falar nos tratamentos de Selagem e Progressiva, mas você sabe qual a diferença entre os dois tratamentos? Descubra agora!

Cabelos lisos estão cada vez mais na moda e a cada novo dia surgem novas técnicas de alisamento que prometem fazer bem aos fios. Geralmente estas técnicas possuem produtos caros e específicos que, na maioria das vezes, utiliza em seu princípio ativo formaldeídos (o formol que tanto ouvimos falar).

diferença entre selagem e progressiva
Você sabe qual a diferença entre selagem e progressiva?

Conheça a diferença entre Selagem e Progressiva

 

Em meio a tantos tipos de escova que surgem por aí, a mais popular é a tradicional escova progressiva, que pode ser encontrada em todos os salões de beleza do país, com um preço que pode variar de acordo com o estabelecimento e o cumprimento dos cabelos.

Além da progressiva, a Selagem também é conhecida e cria diversas dúvidas entre os que não conseguem diferenciar ambas. Apesar das aplicações parecidas, ambas as técnicas são extremamente diferentes e tem como principal característica em comum o combate ao frizz.

Leia Também: Conheça as novas opções de progressiva

Progressiva, alisamento e formol

Escova progressiva possui um processo mais forte e agressivo, com o uso de formol que alisa o cabelo

A escova progressiva até hoje é uma das maneiras mais eficazes de se alisar os cabelos, mas para quem opta por ela, a dúvida sobre os cuidados com o cabelo se mantêm fortes, isto porque, embora seja uma técnica de alisamento eficaz, utiliza em sua formulação formol, um produto químico forte.

Por alterar a estrutura dos fios, muitas vezes ocorre o ressecamento, que faz com que as mulheres que optam por alisar os cabelos precisem de hidratação constante. Os produtos da progressiva saem dos cabelos com a lavagem, portanto é sempre recomendado que a refaça  a cada dois meses.

Além disso, o formol, mesmo dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa, é um produto químico extremamente perigoso e pode causar problemas sérios de saúde caso inalado ou até irritações de pele na aplicação.

Lista de algumas progressivas mais usadas no mercado de beleza:

  • Escova Progressiva ZAP
  • Escova Progressiva Inoar
  • Escova Progressiva Portier

Conheça também: Escova progressiva coreana

Selagem, hidratação e queratina

A selagem trás um processo de hidratação feito através da queratina, que combate os frizz e alisa levemente aos cabelos

Um dos principais objetivos da selagem não é o alisamento, mas a hidratação conhecida como reconstrução capilar. O alisamento, além do combate aos frizz ocorre devido ao principal ativo da selagem, a queratina. Devido a queratinização dos cabelos eles ficam mais hidratados, macios, com volume reduzido, porém por não ser um alisamento, é consequentemente mais fraca que a progressiva.

Você também pode gostar de ler: Alisamento Temporário: Como funciona

A selagem não possui um cheiro tão forte, e só se pode lavar os cabelos após três dias, para que o produto fixe cada vez mais. Assim como a progressiva, é ideal o uso de xampus sem sal e na primeira lavagem se deve deixar o condicionador de lado.

As diferenças não são tão difíceis de perceber e ficam ainda mais evidentes quando conversamos com nossos cabeleireiros. Se você possui alergia a qualquer produto da progressiva, em especial o formol, o recomendado é a selagem, mas é importante lembrar que o efeito não será o mesmo em questão de alisamento, mas quanto a hidratação, talvez seja a melhor coisa para manter seus cabelos macios, brilhantes e sedosos.

Produtos mais usados para fazer selagem no mercado brasileiro:

  • Selagem Cadiveu
  • Selagem Felps
  • Selagem TRESemme
Recomendado para você
Beleza

Pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?

Beleza

Cortes de Cabelo Femininos 2018 – Confira as Tendências com Fotos

Beleza

Casting Creme Gloss Cores, Preços – Casting Loreal

Beleza

Penteados para usar na escola: sugestões

Comentários
  1. Karina Tristão disse:

    Bom a Selagem é para deixar os cabelos comportados e mais saudáveis, pois elas fecham as cotículas abertas com o tempo e pelo uso de shampoos com sal e maus tratos pelo sol etc, mas a progressiva se for SEM FORMOL e mais eficaz, pois ela no início do tratamento, faz a abertura total das cotículas com o shampoo dilatador e em seguida e colocado o produto para hidratar e cuidar dos fios de dentro para fora e quando pranchado os cabelos as cotículas são totalmente seladas para não soltar essa hidratação que é feita como uma reconstrução de dentro para fora dos fios.
    É perfeita e eu uso a ESCOVA NOVELTY COSMÉTICA

  2. MARTA disse:

    MEU CABELO A RAIZ E MAIS CRESPA E QUERIA APENAS FAZER SELAGEM OU E MELHOR FAZER PROGRESSIVA MESMO PRA TER UM RESULTADO MELHOR .. GRATO

  3. CONCEIÇÃO SABINO disse:

    TENHO DIFICULDADE EM DEFINIR SELANTE E PROGRESSIVA

  4. cleuza dias pereira disse:

    so relaxar o cabelo,posso fazer uma selagem em seguida.

  5. edriana disse:

    oi eu dei progressiva em meu cabelo faz 2 meses posso aplicar selagem…

  6. ligia disse:

    fiz selagem estou satisfeita

  7. Daniele disse:

    GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL DICAS DE COMO TRATAR MEU CABELO QUE FAZ USO DE PROGRESSIVA.

    QUAIS PRODUTOS USAR, E SE EXISTE ALGUM CREME ANTI-UMIDADE PRA MANTER POR MAIS TEMPO O CABELO LISO E PROTEGIDO DA FRIEZA.
    OBS.: MINHA RAIZ É BEM CRESPA, POR ISSO FAÇO DE 2 EM 2 MESES, POIS CRESCE MUITO RÁPIDO, EMBORA O RESTANTE DO CABELO FIQUE BEM LISO.

    OBRIGADA

  8. tatiana disse:

    fiz progressiva ha 2 meses gostaria de fazer a selagem ,será que devo ,ou pode cair os cabelos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *