Herpes labial causas e tratamentos Herpes labial causas e tratamentos

Herpes labial causas e tratamentos

Saiba tudo sobre o herpes labial causas e tratamentos! O herpes é caracterizado pelo aparecimento de feridas na boca e gengiva, veja quais as…

Por Isabella Moretti em 18/10/2015

Saiba tudo sobre o herpes labial causas e tratamentos! O herpes é caracterizado pelo aparecimento de feridas na boca e gengiva, veja quais as formas de prevenir e curar a doença.

Herpes labial causas e tratamentos. (Foto Ilustrativa)

☰ CONTEÚDO

Herpes labial causas e tratamentos

O herpes labial é uma doença contagiosa, causado por um tipo de vírus chamado de HSV-1, estima-se que mais de 640 mil pessoas já tenham se contaminado em alguma fase da vida. Porém os sintomas da doença muitas vezes não se manifestam de imediato e o vírus permanece no organismo de maneira silenciosa.

Veja também: Doenças transmitidas pela saliva

Causas da herpes labial

O contato direto com a ferida transmite herpes labial. (Foto Ilustrativa)

A contaminação pelo vírus do herpes labial acontece através do contato direto com a ferida. A principal característica da doença são as bolhas formadas na região dos lábios ou gengiva, o líquido presente dentro dessas bolhas é o responsável pela transmissão.

O portador de herpes deve evitar contato de pele com outra pessoa, beijo, relação sexual, compartilhamento de utensílios pessoais como lâminas, talheres, copos, travesseiro, lençol. A herpes não é transmitida pelo sangue.

O herpético também deve ter cuidado para não se auto contaminar, mantendo as mãos sempre limpas e evitando tocar partes mucosas do corpo, especialmente nos olhos.

Além das bolhas, os sintomas do herpes são dor de garganta, febre, dor e coceira no local do ferimento. O vírus pode permanecer no organismo por anos, manifestando sintomas por mais de uma vez durante esse período.

Além da ferida na boca, existem outros sintomas típicos. (Foto Ilustrativa)

Vale lembrar que herpes labial causas e tratamentos não é o mesmo que herpes genital. O vírus causador é da mesma família, mas são doenças diferentes, portanto, não é possível afirmar que o portador de herpes labial também tem o genital ou vice-versa.

Saiba mais: Tratamento da herpes genital

Tratamentos para herpes labial

Para diagnosticar o herpes é necessário considerar todos os sintomas e o contato com pessoas portadoras do vírus. Procure um médico se você apresentar feridas pertos dos olhos ou sintomas de herpes labial por mais de duas semanas.

O tratamento é feito a base de comprimidos antivirais, mas se nenhum medicamento for receitado pelo médico, é porque os sintomas logo vão desaparecer. As feridas geralmente reaparecem e os demais sintomas podem ser amenizados se o tratamento acontecer antecipadamente. As pomadas e as loções antissépticas também são utilizadas com frequência, elas são mais indicadas para casos leves de herpes.

O alho possui propriedades que ajudam a tratar a ferida. (Foto Ilustrativa)

O alho também possui propriedades antissépticas e pode ser utilizado para o tratamento em casa. Basta cortar meio dente de alho, aquecer e colocar sobre a ferida.

Leia também: Furúnculo: é contagioso, sintomas e tratamento

Agora que você já conhece tudo sobre a herpes labial causas e tratamento, não deixe de tomar os cuidados necessários para prevenir a doença. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

Top