Halloween – O Dia das Bruxas, origem

A matéria “Halloween – O Dia das Bruxas, origem” tem como objetivo falar tudo sobre o dia mais macabro do calendário.  No texto, você…

A matéria “Halloween – O Dia das Bruxas, origem” tem como objetivo falar tudo sobre o dia mais macabro do calendário.  No texto, você vai encontrar informações a respeito do nascimento da data, as principais tradições e como ela influencia na cultura de diferentes países. Se você ainda não está habituado com essa data e quer conhecer mais, leia e se inspire para o próximo dia 31.

Halloween - O Dia das Bruxas, origem. (Foto: Divulgação)

Halloween – O Dia das Bruxas, origem

Por aqui, a confraternização do dia 31 de outubro é conhecida como “Dia das Bruxas”, mas lá fora, é chamada de Halloween. Não é uma festa brasileira, mas todo mundo gosta. No dia 31 de outubro, as pessoas costumam usar fantasias macabras, participar de brincadeiras e dar sustos nos amigos. Os hábitos e costumes do dia das bruxas não surgiram por acaso, na verdade, eles existem há mais de 2.500 anos.

A história do Halloween tem pelo menos 2.500 anos. Embora seja muito popular entre os norte-americanos, o seu local de origem é o norte da Europa. A festa chegou aos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses e sequer tinha relação com bruxas, como estamos acostumados.

A origem do dia das bruxas está na Irlanda. (Foto: Divulgação)

Veja também: Máscara de Halloween para Imprimir

Por que celebramos o halloween?

A comemoração tinha a ver com o povo celta e o seu culto aos mortos, tendo origem pagã: o festival de Samhain, comemorado entre 28 de outubro e 2 de novembro, celebrava o fim do verão e, de acordo com seus preceitos, os espíritos dos mortos conseguiam sair dos cemitérios e incorporavam os corpos dos vivos. Nesta data, as pessoas apagavam os fogos de suas casas e, para afastar o perigo, usavam objetos, que hoje são os elementos típicos da festa, como ossos, abóboras enfeitadas e caveiras.

Leia Também:  Fantasias para Halloween 2015, aluguel em SP

Na Idade Média a Igreja condenou o festival e incorporou os festejos a religião cristã, passando a chamá-lo de Dia das Bruxas. Os romanos criaram o Dia de Todos os Santos e o feriado de 2 de novembro, conhecido como Dia de Finados.

Os celtas acendiam fogueira. (Foto: Divulgação)

Existem muitos seguidores da religião wicca que ainda praticam os rituais celtas que foram condenados pela igreja católica. Eles ainda realizam a confraternização de Samhain e consideram a noite mais importante do ano.

Saiba mais: Fantasias de Halloween Infantil

Significados do Halloween

Há muitas dúvidas a respeito do significado do Halloween, no quesito etimológico. Há quem acredite que entre o pôr do sol de 31 de outubro e 1º de novembro ocorre a noite sagrada, ou hallow evening, em inglês. Também, há a hipótese da interferência da Igreja Católica, que ao tentar eliminar o festival pagão, instituiu restrições na véspera do chamado Dia de Todos Os Santos, (All Hallows’ Eve.).

Já o chamado “Dia das Bruxas” tem a ver com o estigma da Idade Média, quando pessoas acusadas de serem curandeiras ou pagãs, tidos como bruxos, eram condenadas pela Inquisição à morte, pela fogueira.

Leia mais: Dicas de Maquiagens para Halloween

Símbolos do halloween

As crianças adoram brincar de doces ou travessuras. (Foto: Divulgação)

Agora que você já sabe sobre o “Halloween – O Dia das Bruxas, origem” conheça os principais símbolos da data, que se originaram das  tradições celtas. Confira:

Abóbora: há milhares de anos, velas são acesas dentro de abóboras para afastar os maus espíritos. É comum você encontrar abóboras nas decorações externas e internas de uma casa nessa data.

Leia Também:  Dia das Bruxas - Halloween

Doces: os celtas costumavam acalmar os espíritos do mal com guloseimas, por isso a brincadeira mais conhecida do dia das bruxas é a “doces ou travessuras”. Nessa data, tenha um pouco de doce para distribuir às crianças ou haverá consequências (brincadeiras).

Fantasias: nas festas de halloween, todas as pessoas costumam ir fantasiadas de personagens característicos da data, como lobisomens, vampiros, bruxas, caveiras múmias, zumbis, entre outros. O hábito de se fantasiar também vem da cultura pagã. Os celta usavam máscaras assustadoras para confundir os espíritos do mal.

Conheça mais Símbolos de Halloween

Halloween no Brasil

O Halloween no Brasil é uma comemoração relativamente recente e veio como uma forma de imitar os costumes norte-americanos. Ela ocorre, especialmente, em escolas de idiomas, como forma de propiciar ao aluno um modo de viverem a cultura de países estrangeiros.

Curiosidades sobre o halloween

O Halloween é uma festa divertida e aterrorizante. (Foto: Divulgação)

• Diz a lenda que, se você quiser encontrar uma bruxa, deve vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de halloween. Quando o relógio marcar meia-noite, você verá uma.

• Na Irlanda, local onde o halloween nasceu, as pessoas ainda seguem as tradições celtas e acendem fogueiras nas áreas rurais.

• No Brasil, o Dia do Saci também é comemorado em 31 de outubro.

Você ainda tem dúvidas sobre o Halloween? Então assista a seguir um especial montado pelo History Channel:

Se você gostou da matéria “Halloween – O Dia das Bruxas, origem”, deixe o seu comentário. Aproveite a noite de 31 de outubro para dar muitos sustos!

Top