Greve dos bancários completa 10 dias

O movimento de greve dos bancários completou ontem 10 dias e de acordo com as estatísticas da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT) afirma que…

O movimento de greve dos bancários completou ontem 10 dias e de acordo com as estatísticas da Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT) afirma que esta é a maior paralisação da categoria dos últimos 20 anos. Segundo informações do portal R7, a paralisação atingiu 8.758 agências públicas e privadas em todos os 26 estados e o Distrito Federal.

A paralisação começou no dia 27 de setembro, após a categoria rejeitar os valores propostos pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), durante a quinta rodada de negociações referentes à reajustes salariais. A última proposta da Federação era de 8% de aumento, o que corresponde somente a 0.56% de aumento real.

A reinvindicação dos funcionários é o reajuste de 12,8%, correspondente a aumento real de 5% e mais a inflação do período, além de valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados (PLR), extinção da rotatividade, mais contratações, fim de metas abusivas, combate ao assédio moral, maior segurança, melhoria do atendimento ao cliente, dentre outros.

De acordo com o a Contraf-CUT a Fenaban ainda não respondeu a carta enviada terça-feira (4), cujo texto cobrava a retomada das negociações.

 

Top