Golpes pelo celular: cuidados

Com a chegada do final de ano, alguns bandidos aproveitam para aplicar golpes pelo celular. “Promoção Rede Globo Magazine Luiza e Faustão: Parabéns, sua…

Por Élida Santos em 10/12/2012

Com a chegada do final de ano, alguns bandidos aproveitam para aplicar golpes pelo celular. “Promoção Rede Globo Magazine Luiza e Faustão: Parabéns, sua linha móvel foi contemplada com uma casa no valor de R$ 85 mil. Ligue do seu telefone para o número que te enviou esse torpedo e saiba como receber o prêmio”, é uma das muitas mensagens fraudulentas que as pessoas recebem. Esse tipo de golpe pelo celular é fruto de quadrilhas de estelionatários, com o intuito de enganar a população, que por muitas vezes faz o pagamento de um valor para receber a premiação inexistente.

Leia mais sobre: SMS Falso: Como Identificar

SMS falsos são enviados todos os dias por golpistas (Foto: Divulgação)

Como identificar um golpe pelo celular?

Para não cair nos golpes via celular observe algumas dicas que separamos:

– Em primeiro lugar, é impossível alguém ganhar qualquer promoção que seja, se não se inscreveu em nada do gênero.  Lembre-se disso sempre que parecer receber um torpedo com felicitações;

– Se mesmo assim restam dúvidas, veja o número que originou o SMS. Se for um celular comum não tente retornar a ligação. Entre em contato diretamente com a empresa mencionada na mensagem e questione se o conteúdo recebido procede;

– Desconfie das promessas de prêmios que vierem acompanhadas de solicitações de pagamentos. Quando se ganha um prêmio não é necessário pagar nada em troca.

Saiba mais sobre: Mensagem Falsa pelo celular

Fique atento para não cair em golpes (Foto: Divulgação)

Golpes pelo celular: falso sequestro

De dentro das penitenciárias bandidos escolhem um número aleatório e fazem a ligação. Sem saber nada sobre a vida dessa pessoa dizem que estão com o filho, irmão, pai ou mãe como refém e pedem quantias em dinheiro. No auge do desespero, a pessoa faz tudo o que o ladrão pede. No entanto, esse golpe pelo celular pode ser uma farsa. Para se ter certeza do que está acontecendo, é necessário ligar para a pessoa que aparentemente está sob ameaça. Na maioria das vezes a ligação é falsa e está tudo bem com seu ente querido. Caso contrário, chame a polícia.

Top