O que é e como funciona a alavancagem financeira?

PUBLICIDADE

A alavancagem financeira pode ser um ótimo recurso para você, se usado corretamente. O objetivo da alavancagem é te dar um lucro maior e de forma rápida sobre um investimento, sendo possível aumentar consideravelmente o seu patrimônio em pouco tempo.

Mas claro que se os lucros aumentarem, os riscos também serão maiores. Por isso, antes de fazer uma alavancagem financeira é bom analisar com cuidado e ter certeza de que sabe o que está fazendo.

O que é alavancagem financeira no mercado financeiro?

A alavancagem financeira é basicamente uma técnica que você pode utilizar para aumentar os seus lucros. Usando esse recurso é possível ganhar uma boa quantidade de dinheiro, mesmo tendo investido pouco.

PUBLICIDADE
O que é alavancagem financeira no mercado financeiro
Fonte/Reprodução: original

Vamos supor que você tenha analisado e chegou a conclusão de que uma determinada operação irá dar certo. Você pode pegar uma quantia de dinheiro emprestada, e devolver num determinado prazo.

Se a operação realmente der certo, você irá pagar o empréstimo com uma parte do seu lucro. Mas também existe a opção da operação falhar, e assim você terá prejuízo, por isso a alavancagem financeira é um recurso que deve ser usado cuidadosamente. Investidores iniciantes não devem se arriscar em operações assim.

Quais as vantagens da alavancagem financeira?

A maior vantagem que a alavancagem financeira traz é a chance de poder turbinar os seus ganhos em pouco tempo, mesmo que você tenha pouco dinheiro. Mas para isso é preciso ter algo para usar como garantia, como ativos em empresas.

Quais os cuidados com a alavancagem financeira?

Assim como todo tipo de investimento, a alavancagem financeira também tem os seus riscos. É importante ter consciência de que não há uma operação mágica que irá lhe dar muito lucro.

Por isso, antes de fazer uma operação alavancada é importante que você saiba qual é o seu ponto inicial, e qual o risco do investimento. Daí, você poderá tirar uma conclusão se aquele investimento vale ou não a pena.

Mesmo que você acredite que tal investimento é uma boa oportunidade, não invista tudo que você tem. Um bom investidor é aquele que consegue obter sucesso em várias operações, e não o que arrisca tudo e tenta a sorte em apenas uma.

PUBLICIDADE

Como funciona a alavancagem financeira na bolsa de valores?

Para fazer a alavancagem financeira você solicitará a opção de compra ou venda de descoberto na sua financeira. É preciso ter algo para usar como garantia, seja dinheiro ou ativos, isso serve para cobrir possíveis prejuízos.

Como cada investimento possui uma chance de risco, o número de vezes que você poderá multiplicar suas ações irá depender do risco.

Como calcular o índice de alavancagem financeira?

Os índices de alavancagem financeira servem para verificar se a dívida de uma determinada empresa está ou não sob controle. Há mais de uma forma de calcular o índice, mas a mais usada é a da dívida líquida dividida pelo EBITDA.

Como calcular o índice de alavancagem financeira
Fonte/Reprodução: original

O EBITDA é um indicador financeiro que em inglês é “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization”, o que em tradução livre significa: “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. E assim, esse indicador é fundamental para calcular o índice de alavancagem financeira.

Para isso é só pegar toda a dívida da empresa (com exceção do caixa) e dividir pelo EBITDA. Ou seja, quanto maior o número obtido no cálculo, maior será a alavancagem da empresa.

O que é o multiplicador de alavancagem financeira?

Já o multiplicador de alavancagem é mais usado para as operações de venda ou compra a descoberto. Cada investimento conta com um multiplicador diferente, ele é definido pela corretora, depois de calcular os riscos da operação.

Digamos que a corretora tenha permitido uma alavancagem de 40 vezes, você poderá multiplicar em até 40 vezes o valor que você deixou como garantia.

Agora que você já sabe o que é e como fazer uma alavancagem financeira, analise com cuidado os investimentos disponíveis, e decida se é ou não é vantajoso para você fazer uma alavancagem.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.