Fósforo: Mineral Poderoso

Minerais são substâncias presentes naturalmente na crosta terrestre. Entre muitos minerais existentes, alguns são úteis ao ser humano, pois permitem obter substâncias de interesse,…

Por Redacao em 30/11/2015

Minerais são substâncias presentes naturalmente na crosta terrestre. Entre muitos minerais existentes, alguns são úteis ao ser humano, pois permitem obter substâncias de interesse, mediante o uso de técnicas apropriadas. O Fósforo: mineral poderoso é uma das substâncias que é muito útil ao ser humano.

Fósforo: Mineral Poderoso (Foto: Divulgação)

Fósforo: Mineral Poderoso (Foto: Divulgação)

Fósforo: Mineral Poderoso

Substâncias inorgânicas que exercem funções específicas no organismo humano, algumas das quais indispensáveis à vida. Esses micronutrientes assim como as vitaminas, não são sintetizados pelo organismo e por tal motivo precisam ser fornecidas pela alimentação. O Fósforo: mineral poderoso entra na família dos macrominerais.

Veja aqui também: Sais minerais: como repor

As castanhas, tanto a castanha do pará quanto a castanha de caju, são alimentos ricos em fósforo( Foto: Divulgação)

As castanhas, tanto a castanha do Pará quanto a castanha de caju, são alimentos ricos em fósforo( Foto: Divulgação)

Classificação dos minerais

Os minerais podem ser classificados em:

Macrominerais: são os minerais em níveis de 100mg ou mais por dia, (Cálcio, Fósforo, Magnésio, Enxofre, Sódio, Potássio e Cloro).

Microelementos minerais: Minerais necessários em quantidades pequenas, ou seja, apenas alguns miligramas ou microgramas por dia, (Ferro, Cobre, Cobalto, Zinco, Iodo, Manganês, Selênio, Flúor, Cromo e Molibdênio).

Leia mais informações aqui: Cãibras como prevenir durante os exercícios físicos

Rico em fósforo, o ovo é um alimento essencial para quem quer um corpo saudável. (Foto: Divulgação)

Rico em fósforo, o ovo é um alimento essencial para quem quer um corpo saudável. (Foto: Divulgação)

Importância do Fósforo para a saúde

Desses minerais podemos destacar o Fósforo devido sua importância à saúde, o mesmo é encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, porém sua absorção é baixa. O fósforo é o segundo mineral mais encontrado no organismo humano, cerca de 80% a 85% nos ossos e dentes na forma de fosfato de cálcio e o restante distribuído nos fluidos extracelulares e em todas as células.

A carne vermelha também é fonte de Fósforo (Foto: Divulgação)

A carne vermelha também é fonte de Fósforo (Foto: Divulgação)

Absorção do Fósforo no organismo

A sua absorção no corpo é fácil, chegando ao índice de 70% do que existe nos alimentos. Juntamente com o cálcio, o fósforo possui importante função na formação dos ossos e dentes. Esse nutriente também participa do metabolismo energético, é componente das lipoproteínas e dos fosfolipídios sendo por tal razão indispensável no transporte de gordura pelo organismo.

Quando pode ocorrer a deficiência de Fósforo?

A deficiência do fósforo é rara, entretanto pode ocorrer principalmente em prematuros, ou em pessoas que fazem uso de dietas vegetarianas, em alcoólicos e em pessoas que fazem uso de certos medicamentos como antiácidos com hidróxido de alumínio. Seus sintomas são perda de apetite, fraqueza, dores articulares, perda da massa óssea e diminuição do crescimento. É importante observar a alimentação para que seja a mais variada possível para que o organismo possa absorver todos os tipos de minerais e se manter de forma saudável. Para verificar a falta de algum deles no organismo é importante procurar um médico que deverá fazer o diagnóstico preciso para tratamento adequado.

Aproveite e enriqueça seu prato com esse mineral.

 

Top