terça-feira, 4 de outubro de 2022 - 04/10/2022 04:28:40
MundodasTribos

O que fazer quando o Pix não chegou na conta? Que pagar por Pix facilita a vida de qualquer pessoa, isso já sabemos, afinal a cada dia mais as movimentações financeiras são realizadas por meio desse modo de pagamento que chegou para ficar.

Geralmente os pagamentos feitos por Pix demora 10 segundos para cair na conta do destinatário, mas em alguns casos, isso passa do tempo padrão. Entenda o que fazer se o Pix não chegou na conta.

O que este artigo aborda:

Quando o Pix não chega na conta: o que pode ser?

O Pix  é uma opção de movimentar seu dinheiro entre contas e fazer pagamento de maneira muito mais rápida, uma vez que as transações são realizadas de maneira imediata, mas claro que existem situações que o pagamento pode demorar mais do que o normal.

Quando o Pix não chega na conta o que pode ser

Fonte/Reprodução: original

O intervalo varia de instituição, já que algumas podem demorar um pouco mais para fazer essa transição acontecer devido a algumas verificações de segurança que são realizadas.

Essas verificações são feitas na conta da pessoa que está realizando a transação e inclui a verificação de valores muito altos e que sejam diferentes do que geralmente são realizados pelo cliente. Além de suspeitas de fraude, nesse caso a checagem dos valores podem passar de 60 minutos.

Quando pode demorar 1 hora para cair na conta?

Mas o que fazer quando o Pix não chegou na conta? A orientação do Banco Central é que se aguarde o período de 60 minutos para confirmar que a transação foi realizada. Essa recomendação serve para quem realizou um pagamento ou transferência e já possui um comprovante de que esse valor foi transferido de sua conta.

Esse período de 1 hora também é o necessário para que a instituição faça todas as análises e checagens referentes à movimentação antes de liberar o valor na conta de destino. A medida é uma forma de segurança a fim de evitar fraudes.

O cliente também pode entrar em contato com o banco que fez o pagamento ou transação para solicitar maiores explicações sobre o não recebimento do valor na conta de destino. Outros meios como reclame aqui, procon e o próprio Banco Central podem ser acionados caso seja necessário.

Quanto tempo o Pix demora para o pagamento chegar na conta?

As movimentações feitas por Pix, demoram no máximo 10 segundos para serem efetuadas entre contas e para constarem como pagamento.

E se o Pix não chegou na conta? Em casos onde o valor não é disponibilizado imediatamente na conta de destino, o recomendado é aguardar até 1 hora, de acordo com o Banco Central, pois esse é o tempo necessário para que a instituição realize todas as análises necessárias para a liberação do valor em conta.

Como é feito o Pix corretamente?

As transações via Pix são realizadas através de chaves, que podem ser o e-mail, número de telefone celular, CPF/CNPJ ou uma chave aleatória, utilizada para movimentações específicas, para garantir a segurança de seus dados.

Como é feito o Pix corretamente

Fonte/Reprodução: original

Para fazer um pagamento ou uma movimentação entre contas, é necessário que você tenha a chave da pessoa ou instituição que deseja realizar sua transferência. Outros dados como nome completo, instituição de destino também são necessários para que você confira se as informações estão corretas.

Para realizar pagamentos

Em seu aplicativo bancário selecione a opção Pix e em seguida a opção pagar, será solicitado o tipo de chave que você vai usar para realizar essa transação, selecione a chave que irá utilizar e preencha os dados da chave para realizar o pagamento.

Na página seguinte confira os dados bancários do destinatário, nome completo, valor e estando tudo correto, confirme a operação que na sequência lhe dará o comprovante de que a transação foi feita.

Após a realização do pagamento e o Pix não chegou na conta ainda? No caso de demora para o recebimento do Pix, fique tranquilo e aguarde o período orientado pelo Banco Central.

Agora que você sabe o que fazer quando o Pix não chegou na conta, não precisa se preocupar, é só seguir as recomendações do BC ou entrar em contato com sua Instituição Bancária para esclarecer o problema e depois tentar mais uma vez realizar o pagamento.

O conteúdo "Fiz um Pix não chegou na conta: o que devo fazer?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

1

Pode ser do seu interesse

Enem 2016: Como se dar bem nas questões de Português

Enem 2016: Como se dar bem nas questões de Português

Frug Frozen Yogurt

Frug Frozen Yogurt

Fiat Linea 2010-2011 | Fotos, Preços, Lançamento

Fiat Linea 2010-2011 | Fotos, Preços, Lançamento

Resumo – Cubismo no Brasil

Resumo – Cubismo no Brasil

Vagas de Emprego na Construtora Camargo

Vagas de Emprego na Construtora Camargo

Cursos gratuitos Senai RJ 2012 http://www.rj.gov.br/web/seeduc

Cursos gratuitos Senai RJ 2012 http://www.rj.gov.br/web/seeduc