Fies 2013: inscrições pelo MEC e Caixa

Ter um curso universitário é um requisito essencial para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Além disso, a faculdade representa para muitos jovens a possibilidade de moldar o seu futuro e galgar degraus na escala social com o aumento do seu poder aquisitivo. Atualmente, o acesso ao ensino superior ficou mais fácil com projetos governamentais voltados aos alunos menos favorecidos como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Outros projetos como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) franqueiam o acesso ao ensino superior dos estudantes que não possuem condições de arcar com o total das mensalidades e que porventura não tenham conseguido uma bolsa do Prouni.

O financiamento é uma alternativa para quem não tem renda suficiente para custear as mensalidades (Foto: divulgação)

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Os estudantes que desejam solicitar o financiamento podem fazê-lo em qualquer época do ano com juros de 3,4% anuais.

Saiba mais:

Renda familiar máxima para FIES

FIES é a melhor alternativa para o financiamento de uma faculdade

Os principais financiadores do programa são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e é possível conseguir a cobertura de até 100% do valor das mensalidades. O prazo de carência é de 18 meses, com período de amortização de até três vezes o tempo de permanência na condição de financiado, acrescido de 12 meses. Para que você possa ter uma ideia de quanto irá pagar pelas prestações do financiamento é possível fazer uma simulação no Portal do MEC.

Juros baixos e m ano e meio para começar a pagar depois de formado (Foto: divulgação)

Passo a passo para inscrição

Para se inscrever é preciso se cadastrar e acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFIES) e inserir os dados pessoais, do curso, faculdade e informações sobre o financiamento pedido.

Depois de se inscrever, o aluno deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias corridos após se inscrever.

Após tudo isso, o aluno precisa ir pessoalmente a um agente financeiro do FIES, em até 10 dias corridos a partir do terceiro dia útil após a validação, e formalizar a contratação do financiamento.

One Response - Add Comment

Reply