Festa Junina Para Pré-Escola

A festa junina é um evento que está presente da cultura brasileira, sendo realizado todos os anos durante os meses de junho e julho.…

A festa junina é um evento que está presente da cultura brasileira, sendo realizado todos os anos durante os meses de junho e julho. As escolas também costumam abrir espaço para essa comemoração, em especial aquelas voltadas para a educação infantil. Para encerrar o semestre de uma forma bem divertida, os coordenadores da instituição junto com os professores organizam a festa junina da pré-escola.

A festa junina na pré-escola é um evento de muita diversão e aprendizado (Foto: Divulgação)

A festa junina na pré-escola é um evento de muita diversão e aprendizado (Foto: Divulgação)

Como surgiu a Festa Junina

Apesar deter criado fortes raízes no Brasil e ter assumido características peculiares, a festa junina não se originou em nosso país e sim no norte da Europa. As primeiras edições desse evento estavam ligadas ao culto pagão e graças a essa referência alguns dos principais atributos da festa foram moldados. Hoje, a comemoração também celebra o dia de São João, comemorado em 24 de junho.

As professoras fazem brincadeiras tradicionais (Foto: Divulgação)

As professoras fazem brincadeiras tradicionais (Foto: Divulgação)

Como preparar uma Festa Junina infantil

Os preparativos para a festa junina infantil necessitam de cuidados especiais, cada item que integra o salão ou cada atração elaborada deve ser condizente com a proposta do tema. É importante que as crianças se sintam acolhidas por essa festa e se divirtam com as brincadeiras tradicionais ao lado dos amiguinhos.O salão precisa ser decorado com elementos que representem o sentido da data comemorativa, criando assim um ambiente bem caipira e harmonioso.

Os enfeites podem valorizar o contraste das cores terrosas com o colorido o colorido vibrando, criando um efeito bem cafona e engraçado. A decoração da festa junina infantil deve reconhecer o espaço disponível para arrumar as mesas dos convidados, montar as barraquinhas e reservar uma área para a apresentação. As tradicionais bandeirinhas coloridas são essenciais para compor a decoração, junto com os balões de papel dobradura de várias cores.

Os enfeites para festa junina infantil costumam estar fixados nas paredes do salão ou em cima das mesas dos convidados (no formato de lembrança). É importante que as crianças participem da confecção dos enfeites, ajudando a confeccionar os elementos que ilustram a festa e conseguem refletir a proposta da pré-escola.

Muitos doces e comidas gostosas são servidas para as crianças (Foto: Divulgação)

Muitos doces e comidas gostosas são servidas para as crianças (Foto: Divulgação)

Como podem ser as aulas

As professoras podem sugerir aos alunos uma aula lúdica para a confecção de enfeites para a festa da escola, disponibilizando os pequenos materiais como feltro e placa de EVA em diferentes cores. A partir das orientações da professora e auxílio dos moldes, é possível desenvolver lindos trabalhos em sala de aula.

Bolo de milho não pode faltar na festa junina (Foto: Divulgação)

Bolo de milho não pode faltar na festa junina (Foto: Divulgação)

Músicas típicas para Festa Junina

Músicas divertidas e típicas da festa junina precisam contagiar os convidados da festa, em especial o público infantil. É importante que os alunos participem de uma quadrilha (atração mais esperada da festa) e outras atrações temáticas. Quitutes tradicionais da festa (pamonha, paçoca, pé-de-moleque, canjica) e jogos (pescaria, tiro ao alvo, cadeia e pau-de-sebo) também são essenciais para uma festa junina infantil divertida. Mas vale lembrar que a Festa Junina infantil deve ter brincadeiras coniventes com a idade das crianças, mantendo todo cuidado necessários para que os pequenos se divirtam sem se machucar.






Top