Ferrugem no portão: como tratar

Com o passar do tempo e o excesso de exposição, o portão da casa adquire um aspecto enferrujado. Isto pode deteriorar aos poucos a…

Com o passar do tempo e o excesso de exposição, o portão da casa adquire um aspecto enferrujado. Isto pode deteriorar aos poucos a estrutura e também comprometer a estética residencial.

A ferrugem é um dano causado por causa da exposição do ferro. (Foto:Divulgação)

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Esta reação acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio presente na água e no ar. A exposição à chuva e ao vento acelera ainda mais a ação de corrosão.

Para proteger o metal e evitar a decomposição, é fundamental adotar medidas capazes de preservar a superfície. Se por acaso o portão já enferrujou, os moradores precisam escolher uma forma eficaz de restaurá-lo.

Como tratar o portão com ferrugem?

Antes de escolher o melhor tratamento para o portão com ferrugem, é necessário avaliar as características do problema. O metal com danos em fase inicial, por exemplo, requer cuidados diferentes do material que apresenta ferrugem em grau avançado.

Quando está em sua fase inicial, a ferrugem deve ser lixada. (Foto:Divulgação)

Ferrugem na fase inicial
Quando a ferrugem ainda está aparecendo, ela pode ser eliminada com mais facilidade. Para isso, basta esfregar a superfície enferrujada com uma lixa nº120.

Ferrugem avançada
O metal que apresenta uma grande quantidade de ferrugem precisa ser tratado com uma escova de aço, que pode ser manual ou adaptada à lixadeira. Ao eliminar a crosta presente na superfície, é fundamental proteger os olhos com óculos especiais.

Produtos específicos contra ferrugem

Depois que estiver livre de crostas enferrujadas, o portão deve receber uma camada de neutralizador de ferrugem, um produto líquido que transforma os resíduos em uma ‘casta’ inerte que poderá receber demãos de tinta tranquilamente.

Antes de pintar, é necessário usar um produto específico para proteger o metal. (Foto:Divulgação)

Muitos produtos já são encontrados à venda nas lojas de materiais de construção com o objetivo de proteger e restaurar o metal, como é o caso do Desoxidante Ferrox Anti-Ferrugem (500ml) da Natrielli. Na loja C&C, o preço do líquido é R$ 33,10 à vista.

Leia Também:  Previdência Social | Extrato - Agendamento - INSS - Benefícios

O tratamento da superfície enferrujada deve ser finalizado com uma camada de tinta esmalte para exteriores. O produto garantirá uma cobertura resistente e com durabilidade.

Dicas para eliminar ferrugens

• O neutralizador de ferrugem pode ser substituído por uma tinta de zinco, que também desempenha a função de neutralizar os resíduos de ferrugem e evita uma futura oxidação do ferro.

• Para aplicar a camada de tinta esmalte no portão, é necessário esperar o neutralizador secar.

• É preciso respeitar o intervalo de secagem entre uma demão e outra de tinta.

• Além de portões, a técnica também pode ser aplicada em janelas, grades e portas de ferro.

• Para obter uma pintura perfeita, é fundamental preparar a superfície de ferro antes.

• Existem algumas receitas caseiras para combater pequenos pontos de ferrugem, como o uso de sal e papel.

Top