Febre: Por Que Causa Frio?

PUBLICIDADE

 

A febre é o aumento da temperatura do corpo, que é causado por desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e sua eliminação. A temperatura do nosso corpo se mantém constante através de um sistema termorregulador, localizado no hipotálamo.

Quando o organismo sofre a penetração de microorganismos (vírus, bactéria, etc ), ativa seus mecanismos de defesa, ou seja, produção de anticorpos. A fabricação de anticorpos demanda muita energia e libera, além do calor, substâncias como o pirógeno endógeno, que vão pertubar a termorregulaçao cerebral.

PUBLICIDADE

O calor liberado é responsável pelo aumento da temperatura do corpo, porém, todo esse calor precisa ser eliminado para o exterior do corpo, para que o organismo não superaqueça.

Sensação de frio

Quando ocorre um processo de infecção, o nosso centro de controle de temperatura fica desregulado. Com isso, nosso cérebro passa a achar que o corpo está frio e dessa maneira, passa a produzir calor, para que o corpo esquente. O resultado deste processo é a sensação de frio, além de tremores e calafrios.

Agora, quando a temperatura consegue chegar a um ponto em que o cérebro identifica como normal, daí começamos a ter sensação de calor. E no momento em que o centro de controle de temperatura vai se normalizando, a consequência vai ser a perda de calor.

O ideal é termos cuidados especiais com a nossa saúde, para que assim, evitemos problemas e o mau funcionamento do organismo.  Alimentarmo-nos sadiamente e termos rotina saudável, contribui para o bom andamento do nosso organismo.

PUBLICIDADE

É preciso cuidado e atenção com o que fazemos com o nosso corpo, pois o bom funcionamento dele é responsabilidade nossa. Qualquer sinal de alteração no seu organismo procure um médico, ele pode diagnosticar o que está acontecendo e auxiliar no tratamento.

Leia também:

2 Comentários

  • Joston lemos seu comentario e já estamos Providenciando uma revisão acertada. Muito obrigado por nos ajudar e por ser nosso leitor!

  • olá,estava estudando sobre a febre recentemente,já sei a razão de sentirmos frio quando estamos com febre,porém entrei no site de vocês apenas para confirmar.me assustei com a resposta que infelizmente está errada.

    vocês dizem que a razão de sentirmos frio é :

    “Quando a pele perde muito calor rapidamente, sentimos frio. Outro fator que contribui para reforçar a sensação de frio, é o aumento da transpiração, que, ao evaporar sobre a pele, também tem a função de resfriar o corpo.”

    na verdade,sentimos frio quando nosso corpo está febril pois pois nossa compreensão do frio e/ou calor é na verdade uma comparação entre a temperatura corporal e do ambiente.logo se o ambiente está mais frio que você,você sentirá frio.se o ambiente está mais quente que você,você sentirá calor.

    você apenas não sentiria frio se o ambiente estivesse mais quente que você.por exemplo,se sua febre fosse de 39º e o ambiente estivesse em 40º.

    abraços…

    alguns links :

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070602112937AAeXYMu

    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-sentimos-frio-quando-estamos-com-febre

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.