Febre: Por Que Causa Frio?

  A febre é o aumento da temperatura do corpo, que é causado por desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e sua…

 

A febre é o aumento da temperatura do corpo, que é causado por desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e sua eliminação. A temperatura do nosso corpo se mantém constante através de um sistema termorregulador, localizado no hipotálamo.

Quando o organismo sofre a penetração de microorganismos (vírus, bactéria, etc ), ativa seus mecanismos de defesa, ou seja, produção de anticorpos. A fabricação de anticorpos demanda muita energia e libera, além do calor, substâncias como o pirógeno endógeno, que vão pertubar a termorregulaçao cerebral.

O calor liberado é responsável pelo aumento da temperatura do corpo, porém, todo esse calor precisa ser eliminado para o exterior do corpo, para que o organismo não superaqueça.

Sensação de frio

Quando ocorre um processo de infecção, o nosso centro de controle de temperatura fica desregulado. Com isso, nosso cérebro passa a achar que o corpo está frio e dessa maneira, passa a produzir calor, para que o corpo esquente. O resultado deste processo é a sensação de frio, além de tremores e calafrios.

Agora, quando a temperatura consegue chegar a um ponto em que o cérebro identifica como normal, daí começamos a ter sensação de calor. E no momento em que o centro de controle de temperatura vai se normalizando, a consequência vai ser a perda de calor.

O ideal é termos cuidados especiais com a nossa saúde, para que assim, evitemos problemas e o mau funcionamento do organismo.  Alimentarmo-nos sadiamente e termos rotina saudável, contribui para o bom andamento do nosso organismo.

É preciso cuidado e atenção com o que fazemos com o nosso corpo, pois o bom funcionamento dele é responsabilidade nossa. Qualquer sinal de alteração no seu organismo procure um médico, ele pode diagnosticar o que está acontecendo e auxiliar no tratamento.

Leia Também:  Dentes- Quando é Necessário o Tratamento de Canal?

Top