Falta de tempo: como lidar

A falta de tempo é um mal dos tempos modernos, pois temos que enfrentar horas de trânsito e obrigações a serem cumpridas em prazos…

Por Editorial MDT em 06/02/2012

A falta de tempo é um dos maiores problemas da modernidade (Foto: Divulgação)

A falta de tempo é um mal dos tempos modernos, pois temos que enfrentar horas de trânsito e obrigações a serem cumpridas em prazos curtíssimos e por isso, temos a sensação ao final do dia de que não conseguimos fazer nada. Portanto, é preciso ter paciência e dedicação para administrar bem o seu tempo. Sendo assim, saiba como lidar com a falta de tempo, consequência de muitas obrigações abraçadas instintivamente.

Se não estiver dando conta de tantas tarefas, abandone algumas. Por exemplo, se você começou a fazer  aulas de hidroginástica, mas não está conseguindo fazer os trabalhos da faculdade, dê prioridade ao que deve ser cumprido com mais rapidez, ou seja, priorize as suas tarefas. Não adianta querer fazer tudo de uma vez se você não terá tempo o suficiente para cumpri-las. Para tanto, faça uma lista com todas as suas obrigações de todos os dias da semana, assim, você poderá cumprir todas as suas tarefas sem se perder. É importante não adiantar as tarefas e nem trocá-las de horário.

Tenha uma agenda para marcar todos os seus compromissos (Foto: Divulgação)

Quando fazemos as coisas correndo, não as realizamos com perfeição. Por isso, se você tem muitas tarefas, diminua-as e verá que serão feitas com muito mais sucesso e dedicação. Somente quando terminar as que começou, inicie novas obrigações. Na sua agenda, sempre reserve um tempo para se divertir com os amigos e para fazer o que gosta. Além disso, não deixe de se alimentar, afinal, a sua saúde é muito importante para que você consiga cumprir os seus horários.

Se tiver filhos, o seu tempo ainda terá que ser dividido com eles. Sendo assim, facilite a sua vida colocando-os em escolas e cursos próximos ao seu serviço. Se possível, mude-se para perto dele também. Desse modo, você se desgastará menos no trânsito, aproveitando melhor os seus dias.

Ao chegar em casa, cozinhe para os seus filhos para que eles tenham uma alimentação saudável e, mesmo que esteja muito cansada, dedique alguns minutos para brincar com eles e ajudá-los a fazerem as tarefas de casa, pois eles precisam se sentir queridos por você. Então, sente-se com eles no sofá e assista um pouco de TV para relaxar e saber das notícias diárias.

Mesmo com a falta de tempo, não deixe de brincar com os seus filhos (Foto: Divulgação)

Em um mundo corrido como o atual, a falta de tempo é o problema mais comum entre homens e mulheres. Por isso, é preciso saber administrar o tempo para que ele trabalhe a nosso favor e não contra nós. Sendo assim, comece a fazer a sua agenda agora mesmo e viva sem estresse.

Top