Faculdades da Terceira Idade em São Paulo

Quem disse que a terceira idade só pensa em ficar em casa vendo televisão? Os senhores e as senhoras de hoje em dia estão…

Por Redacao em 09/08/2011

Quem disse que a terceira idade só pensa em ficar em casa vendo televisão? Os senhores e as senhoras de hoje em dia estão cada vez mais aproveitando o seu tempo livre para conhecer o mundo, adquirir novas culturas, aprender coisas novas, fazer amigos e até praticar esportes. Existem clubes e associações especificamente voltadas para juntar pessoas da terceira idade afim de fazer amigos e atividades em conjunto, bem como existem diversas instituições de ensino superior públicas e particulares que possuem uma programação acadêmica e de extensão voltadas para a 3ª idade.

Estas instituições atuam com a intenção de estimular a troca de experiências entre as diferentes gerações, onde enquanto um aprende conceitos modernos e atuais, outro aprende as “coisas da vida” que não são ensinadas nas salas de aula.

A USP é uma das instituições que possui estes programas abertos à terceira idade. Para participar, é necessário ter no mínimo 60 anos e ter o ensino médio completo, porém no caso de disciplinas muito especificas, pode ser necessária a realização de um exame prévio ou uma entrevista para aprovação.

Os interessados podem matricular-se nas disciplinas regulares e nas atividades complementares da faculdade, bem como participar do Coral da USP. Vale lembrar que todos os cursos são gratuitos. Para maiores informações acesse o site www.usp.br/prc/3idade.

A UNIFESP, possui um ramo de atividade que é a Universidade Aberta à Terceira Idade, UATI e oferece cursos para somente interessados acima de 50 anos. Não são exigidos nem diploma nem certificado de escolaridade para participar, bem como não são realizadas provas durante o curso, pois o mesmo se da através de trabalhos e pesquisas.  Sem contar que ao final dos três semestres letivos, o aluno receberá um certificado de conclusão do curso. Estes cursos são de Informática, Português, Inglês, Coral, Teatro, Dança Sênior, Corte e Costura e Artesanato, bem como de Saúde Física e Mental, Conscientização de Nova Vida no Século XXI, Integração Social e Cultural e podem ser feitos de forma presencial ou à distancia através da internet. Para maiores informações acesse o site www.virtual.epm.br/uati/index.html. Vale lembrar que estes cursos não são gratuitos.

A UNESP, possui um ramo de atividade que é o Núcleo Universidade Aberta à Terceira Idade, UNATI e oferece cursos regulares voltados para as linguagens artísticas de Artes Plásticas, Cênicas, Dança e Música, cursos de línguas estrangeiras como Espanhol, Alemão e Inglês e atividades físicas como tai-chi-chuan, condicionamento físico, reeducação respiratória, técnicas orientais de saúde e yoga. Vale lembrar que é cobrada uma taxa de 40 reais para a inscrição. Para maiores informações acesse o site www.unesp.br/proex/programas/pisc_unati.php.

A PUC-SP, possui um ramo de atividade que é a Universidade Aberta à Maturidade, onde não há a necessidade de apresentar certificado de escolaridade e enm realizar prova para aprovação, pois o único pré-requisito para participar dos cursos é a idade mínima de 40 anos. O curso abrange conceitos de reciclagem e atualização culturais, orientações práticas para uma vida alegre e saudável e atividades sócio-culturais, bem como iniciação à informática, danças contemporâneas, oficina de canto coral, oficina de tai-chi-chuan e língua espanhola, tem um prazo de 2 anos e não possuem nem provas e nem certificados na sua decorrência. Para maiores informações acesse o site cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=102809&uni=SP&tip=RE&le=E&ID=12. É importante dizer que o curso custa 700 reais por semestre, sendo dividido em 5 vezes.

Como vimos existem uma enorme quantidade de instituições de ensino em São Paulo, que possuem cursos para a terceira idade, juntamente com as descritas acima, ainda podemos citar a Universidade São Judas, a Universidade Metodista e a Faneac, que também possuem cursos de qualidade.

Sendo assim, você que se interessou pelo assunto, escolha uma universidade adepta e matricule-se já em algum curso para a terceira idade, certamente você só tem a ganhar.

Top