Evolução humana: entenda o processo

O termo evolução humana, segundo a Wikipédia, significa origem e evolução do homem como espécie. Ainda não há consenso em relação aos cientistas sobre a…

O termo evolução humana, segundo a Wikipédia, significa origem e evolução do homem como espécie. Ainda não há consenso em relação aos cientistas sobre a origem humana. Existem várias versões e teorias científicas, mas em geral, a opinião que domina é a de que o Homo sapiens surgiu no continente africano (berço da Humanidade) e depois migrou para fora dele, ocupando outros espaços à procura de melhores territórios para caça e pesca.

Paleolítico

No início, o homem trabalhava com pedras e armas e tirava seu sustento da natureza, sem local próprio, eles eram nômades. Com o passar do tempo, o homem passa a ter sentimentos religiosos e o gosto pelo que é esteticamente bonito, essa época é chamada de Paleolítico. Algumas armas e utensílios usados pelo homem, nesse período, estão na foto acima.

Neolítico

Outra Era é aberta e denominada de Neolítico quando a vida do homem sofre alterações em seus hábitos, ele começa a viver da agricultura e da pecuária e torna-se sedentário. É nesse período que surgem os instrumentos como cerâmica e a pedra polida. Novidades na manifestação da arte e da religião aparecem e as populações começam a viver em aldeamentos.

O fogo


Importante passo na evolução humana foi o domínio do fogo, uma conquista do homem que inicialmente era conseguida friccionando dois pedaços de madeira ou batendo duas pedras uma na outra. Com o domínio do fogo, o homem conseguia se proteger de animais selvagens, se aquecer e iluminar o interior das cavernas, além de usar o fogo para cozer alimentos e fabricar instrumentos.

Gênesis: versão bíblica

Os cristãos, embora estudem, nas escolas, sobre a origem do homem e sua evolução, discordam da versão científica. Há relatos bíblicos sobre a criação do homem por Deus, no primeiro livro da Bíblia, Gênesis, em que a história da criação dos humanos e também dos animais e tudo o que há no universo é relatada.

Leia Também:  Baixe a Bíblia Sagrada para o seu iPhone

Diferente da versão de que o homem viria do macaco, a versão da bíblia conta que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e que os animais, como o macaco, foram criados antes dos humanos e cada um segundo a sua espécie, excluindo assim a possibilidade de evolução de um animal, em outro.

Quanto à evolução e origem do trabalho para o homem, a Bíblia afirma apenas que Adão e Eva (primeiros habitantes da Terra) foram expulsos do Paraíso de Deus, por terem desobedecido e a partir daquele momento, precisariam trabalhar para ganhar o sustento de cada dia.

Top