Escova certa para o seu tipo de fios

Escova certa para o seu tipo de fios

Existe uma escova certa para o seu tipo de fios, mas a escolha não é uma tarefa tão simples como parece. É preciso considerar…

Por Isabella Moretti em 19/11/2014

Existe uma escova certa para o seu tipo de fios, mas a escolha não é uma tarefa tão simples como parece. É preciso considerar uma série de fatores para comprar um acessório que realmente resolva o problema de nós e deixe as madeixas alinhadas.

Escova certa para o seu tipo de fios. (Foto: Divulgação)

As escovas de cabelo são encontradas aos montes nas lojas. Elas se distinguem com relação ao formato, tipo de cerdas e materiais. Para fazer a escolha do modelo certo, é fundamental considerar as características do cabelo e os resultados que se deseja obter com a escovação.

Veja também: O jeito certo de limpar a escova de cabelo

Escova certa para o seu tipo de fios

Considere os seguintes fatores para definir a escova certa para o seu tipo de fios:

Tamanho

Quanto mais grosso for o cabelo, maior precisa ser o corpo da escova. Outro fator que influencia o tamanho é o tipo de corte. Se o cabelo for curto, a escova pode ser pequena. Por outro lado, se ele for comprido, o ideal é escolher um modelo grande.

O tamanho da escova depende do corte de cabelo. (Foto: Divulgação)

Formato

O formato da escova costuma determinar qual a sua funcionalidade. O modelo raquete, por exemplo, é ideal para eliminar os nós que insistem em tomar conta do cabelo. Já as versões cilíndricas são apropriadas para modelar ou alisar os fios.

Cerdas

O material usado para confeccionar as cerdas pode ser decisivo no resultado da escovação. Se o cabelo é muito fino e sensível, então é mais apropriado usar cerdas de náilon e de materiais naturais, como é o caso do pelo de javali.

Preste atenção na hora de escolher as cerdas. (Foto: Divulgação)

As escovas com cerdas naturais são mais caras, porém possuem maior resistência ao calor. Esse modelo é perfeito para quem tem o costume de usar secador e chapinha diariamente. Já as escovas com cerdas de náilon são ótimos para quem tem madeixas ressecadas, pois estimulam o couro cabeludo e levam a oleosidade para o restante do cabelo.

Revestimento

O tipo de revestimento da escova também determina o resultado da escovação. O metal ou a cerâmica aceleram o processo de secagem e contribuem com o alisamento dos fios. Por outro lado, a madeira não retém calor, por isso ela não contribui com o trabalho do secador.

O material da escova determina o resultado da escovação. (Foto: Divulgação)

Além de considerar uma série de fatores para comprar escova de cabelo, também é importante se preocupar com a higiene desse item de beleza. Para que o seu efeito não seja comprometido, a escova deve ser limpa constantemente. O ideal é deixá-la de molho em uma solução de água com sabão por dez minutos.

Ao usar a escova certa para o seu tipo de fios, você consegue prevenir uma série de problemas capilares, como é o caso do frizz e da quebra do cabelo. Por isso, muita atenção na hora de definir o modelo mais apropriado de escova.

Top