Estampas que deixam a casa alegre: sugestões, dicas

As estampas são capazes de transformar um ambiente, deixando-o mais colorido e cheio de vida. Quando usadas adequadamente, elas conseguem acabar com a monotonia…

Uma decoração tropical, colorida e charmosa

As estampas são capazes de transformar um ambiente, deixando-o mais colorido e cheio de vida. Quando usadas adequadamente, elas conseguem acabar com a monotonia de certas áreas e brincar com a combinação de desenhos e cores. Apesar da versatilidade, é importante tomar cuidado para não cometer equívocos na decoração.

Na verdade as estampas estão sendo retomadas aos poucos nos projetos, afinal, durante a década de 90 elas cederam espaço para os tons neutros e perderam a força entre as tendências. O retorno tem dado certo e hoje a estamparia toma conta do design de interiores através de móveis, acessórios e revestimentos.

Dicas para decorar com estampas

O listrado e o floral dividem o mesmo ambiente.

Um dos grandes desafios na hora de usar estampas é acertar nas combinações. O receio de fazer misturas inadequadas e parecer cafona se revela bastante comum, mas isso não pode impedir as tentativas de ousadia para personalizar os ambientes. Desta forma, vale à pena fazer as modificações e ajustes sempre pensando na questão da harmonia.

Ao trabalhar com estampas de padronagens diferentes, é importante que elas mantenham características em comum, como é o caso das cores semelhantes. A decoracao também não pode ficar congestionada de desenhos, por isso prefira trabalhar com no máximo três padrões em elementos diferentes.

A proporção também se revela um fator muito importante na hora de usar e distribuir as estampas. Por exemplo, enquanto o sofá grande combina com desenhos grandes, o estofado pequeno fica mais bonito e delicado com desenhos pequenos. As estampas escolhidas precisam, por fim, agradar o gosto pessoal do morador.

A alegria das estampas

Poltrona com uma estampa divertida dos Muppets

Não são todas as estampas que conseguem dar conta de uma proposta alegre. Quando a padronagem combina cores neutras, por exemplo, o efeito das cores vibrantes e intensas não se torna realidade no projeto. Para ser alegre na hora de decorar, é necessário fugir um pouco do monocromático.

Leia Também:  Como Combinar Estampas Na Decoração De Casas

Para deixar a casa mais alegre e energizada, procure trabalhar com motivos florais graúdos ou desenhos gráficos que permitam brincar com várias cores sem perder o estilo. É importante lembrar que as estampas devem ser adicionadas através de elementos, por exemplo, uma parede, um pufe, uma poltrona ou um enfeite. Assumir o compromisso de não ser cafona é não cometer exageros. No caso de um item decorado com patchwork, então a variedade de padrões numa peça é permitida.

Aproveite as sugestões para inovar a casa por meio da força das estampas.

Top