Estampa quadriculada: tendência

Os desfiles de moda sempre trazem propostas surpreendentes. Em setembro do ano passado, a grife Louis Vuitton apresentou, em sua coleção de verão 2013,…

Os desfiles de moda sempre trazem propostas surpreendentes. Em setembro do ano passado, a grife Louis Vuitton apresentou, em sua coleção de verão 2013, um enorme tabuleiro de xadrez. Melhor dizendo, os modelos e até mesmo o chão foram cobertos pela estampa quadriculada. Depois disso, a febre começou a se espalhar, embora esta proposta já tivesse sido apresentada pelas grifes Marc by Marc Jacobs, Chanel e Topshop Unique.

O desfile Louis Vuitton, em Paris, esteve repleto de quadrados (Foto: Divulgação)

A tendência da estampa quadriculada rapidamente foi dotada, por celebridades do mundo inteiro. Umas das primeiras a exibir um look meio futurista, com este tipo de desenhos, foi a atriz Kristen Stewart, que usou um macaquinho da grife Louis Vuitton, exatamente igual a um dos modelos exibidos no desfile. Outras famosas como Selena Gomez, Pixie Lott, Isabeli Fontana, Miranda Kerr e Hailee Steinfeld também mostraram seus quadradinhos, por aí. 

Como aparecem as estampas quadriculadas

A variedade em estampas quadriculadas é grande. Desenhos grandes ou pequenos, preto e branco ou coloridos, estampas discretas, em cores suaves ou outras escuras, tom sobre tom ou cores distintas estão entre as possibilidades. O interessante é que este tipo de estampa tem aparecido em todos os estilos de roupas, acessórios e até mesmo sapatos. Também estão em alta os desenhos nos quais apenas o contorno dos quadrados está definido, sendo que tais quadrados são todos da mesma cor, como na imagem abaixo:

Estampa em que os contornos marcados formam quadrados (Foto: Divulgação)

Pode-se perceber que este tipo de estampa está ligado à tendência das formas geométricas, empregadas em todos os setores de moda, atualmente. São detalhes que denotam características futuristas e fazem menção à tecnologia, embora também estejam ligados a estilos do passado.

Leia Também:  Sapatos Ramarim Total Confort

Como usar estampa quadriculada

Quem está pensando em aderir a essa trend deve estar ciente de que as estampas com quadrados maiores aumentam a região do corpo, onde estão. Portanto, é preciso estar com a forma em dia, caso se opte por este tipo de desenho. Por outro lado, os quadradinhos tendem a causar a ilusão contrária. Pode-se aproveitar desta propriedade dos quadrados nas roupas e valorizar certas partes do corpo.

Famosas apostaram nas estampas quadriculadas (Foto: Divulgação)

Outra dica é ter cuidado com mangas bufantes ou outros detalhes maiores, as peças, pois elas ficarão ainda mais chamativas. Caso queira um look discreto com quadrados, pode-se apostar numa peça como, por exemplo, uma saia e combiná-la com outras neutras. Para não errar, basta enxergar este tipo de desenho como qualquer outra estampa, que exige equilíbrio, nas combinações.

Veja outras estampas em alta: Roupas estampadas, verão 2013

Saiba como usar uma estampa parecida: Camisa xadrez, dicas, como usar

Top