Esquadrilha Da Fumaça 2011

PUBLICIDADE

A Esquadrilha da Fumaça, integrante da Força Aérea Brasileira, realiza apresentações em todos os cantos do Brasil e consegue fascinar a todos com as belíssimas aeronaves em movimento no céu. O grupo da esquadrilha é formado por pilotos e mecânicos, que se empenham ao máximo no treinamento para melhorar as demonstrações aéreas.

Os aviadores da Esquadrilha da Fumaça recebem um preparo sob medida para conseguir participar das atividades sem interferir na segurança dos voos. A presença dos oficiais no grupo ajuda a cumprir com a finalidade de aproximar os meios aeronáuticos, civil e militar. A esquadrilha não se apresenta apenas no Brasil, mas também participa de eventos no exterior representando a FAB.

Ao dirigir as aeronaves especialmente criadas para a Esquadrilha, os aviadores executam diversas manobras e preenchem o céu com uma fumaça alegórica. As apresentações arrebatam olhares pela grandiosidade e competência dos aviadores, que se revelam bem treinados e sem medo de qualquer perigo.

PUBLICIDADE

O Esquadrão de Demonstrações Aéreas já possui uma renomada história no Brasil, começando a prosperar a partir da primeira exibição oficial da esquadrilha em 1952. Com o passar do tempo a FAB fez questão de novas as aeronaves e trabalhar com novas tecnologias para garantir uma pilotagem mais segura. Para acompanhar as mudanças, os aviadores, mecânicos e outros profissionais que integram a equipe receberam um tratamento específico.

Até hoje, já foram realizadas mais de 3 mil demonstrações da Esquadrilha da Fumaça Brasileira, tanto no Brasil como no exterior. A variedade de manobras executadas no céu também é impressionante, isso porque a equipe procurou aperfeiçoar as técnicas e se empenha diariamente nos treinos para fazer sempre as melhores apresentações.

Devido à competência, habilidade e influência que os aviadores, eles já são intitulados como “embaixadores do Brasil no Céu”. As atividades da Esquadrilha da Fumaça exigem o domínio das principais manobras, tais como split, cruzamento duplo, looping em leque, panqueca, coração, bomba, espelhão, oito cubanos, tonneau simultâneo reverso, DNA com suas voltas, entre outros.  É importante ressaltar que no decorrer da sua história a equipe de aviadores desenvolveu novas manobras, sempre com o objetivo de deixar as apresentações mais bonitas e equilibradas.

A Esquadrilha da Fumaça 2011 procura trabalhar em função dos seus valores, respeitando a segurança dos voos, o comprometimento com as missões, cortesia com o público, espírito de corpo, conduta moral, lealdade e disciplina. O EDA (Esquadrão de Demonstrações Aéreas) espera que os pilotos brasileiros demonstrem o alto grau de desempenho nas exibições, contribuam com a integração nacional, ajam de forma diplomática e com muito profissionalismo para representar bem a FAB.

Não é tão simples conseguir se tornar um membro da Esquadrilha, antes de tudo o aviador precisa de uma formação especifica na Academia da Força Aérea e no mínimo 1500h de vôo que provem a sua experiência. O aviador vai desempenhar um trabalho voluntário e precisa de tempo disponível para participar dos treinos. Cada piloto permanece na equipe por quatro anos, depois é transferido para outra função de acordo com a necessidade da Força. Para quem é apaixonado por aviação e adora viajar, a Esquadrilha pode representar uma experiência maravilhosa.

As demonstrações da Esquadrilha são sempre muito bem organizadas, modernas e contam com infraestrutura apropriada para garantir a segurança de todos os participantes do evento. Para conferir a agenda da Esquadrilha da Fumaça 2011, acesse o site da FAB. As exibições são todas públicas e gratuitas.

PUBLICIDADE

Leia também:

2 Comentários

  • assisti ao show da esquadrilha em Araraquara hj(22/8), adorei vcs foram demais; meus filhos (5 e 1 anos) tbem ficaram encantados, muito obrigada

  • Esquadrilha da fumaça quando que você estaram
    Novamente em SJC por favor mande um email p/mim
    Dizendo o dia e o horario . grato

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.