Escova de cabelo: tipos, como escolher

Escova de cabelo: tipos, como escolher

Manter os cabelos sempre belos é uma tarefa difícil, os cuidados devem ser amplos. Fazer hidratação a cada quinze dias, usar shampoo de qualidade,…

Por Editorial MDT em 09/04/2012

A escova ideal faz milagre nos cabelos

Manter os cabelos sempre belos é uma tarefa difícil, os cuidados devem ser amplos. Fazer hidratação a cada quinze dias, usar shampoo de qualidade, cortar sempre que necessário e muito mais. Mas o que mais implica nos cuidados para pentear e moldar as madeixas é a escova de cabelo.

Cada tipo de cabelo exige uma escova diferente, mas antes de escolher é importante saber qual a finalidade do uso. Visto que, existem escovas para desembaraçar os cabelos, dar volume, fazer “escova” e penteados.

Para desembaraçar qualquer tipo de cabelo, a escova ideal é no formato raquete, redonda ou quadrada, com cerdas apenas em um lado e dentes com espaçamento médio. Para mulheres com couro cabeludo mais sensível a escova de cabelo ideal é com almofada e bolinhas nas pontas das cerdas, pois amortece o atrito da escova.

A escova para alisar os cabelos deve obedecer ao comprimento das madeixas como: cabelos longos a escova ideal é redonda e grande; para cabelos médios a escova ideal é redonda de tamanho mediano; e para cabelos curtos a escova ideal é redonda e pequena.

Para proporcionar maior volume aos cabelos a escova ideal deve ser pequena, mas com cerdas espaçadas. Além do tamanho o material também influencia na escolha da escova de cabelo. Você encontra no mercado escovas de madeira, bambu, pelos de javali e as sintéticas de nylon. Para quem quer uma escova especial pode optar por escovas de cerâmicas ionizadas que deixam os fios brilhantes e domados.

Defina a finalidade do uso e escolha a escova certa

Confira algumas dicas:

– Para quem tem cabelos crespos e ondulados a dica é escovar sempre que estivem úmidos, visto que, eles são mais frágeis e podem quebrar com muita facilidade;

– As escovas térmicas vazadas são ideais para secar os cabelos, pois o ar passa pela escova acelerando o processo;

– É indicado manter certa distância do secador em relação a escova, visto que, as cerdas podem derreter com o calor e grudar nos fios do cabelo, e nesse caso só a tesoura resolve;

– As escovas de madeira não são as mais indicadas, pois elas são propícias para o desenvolvimento de fungos.

Os cuidados com os cabelos só acabam depois da escovação e a escova tem fator fundamental nesse acabamento. Por mais sedosos que sejam, é a escova que vai manter a integridade, a beleza e o brilho dos fios. Invista na escova ideal para o seu tipo de cabelo, assim como o material adequado ao uso.

Depois dessas dicas fica fácil saber qual escova é a ideal para os seus cabelos, invista na que mais combina com o seu estilo e tenha cabelos lindos, com brilho e saudáveis.

Cada tipo de cabelo exige uma escova diferente, descubra a sua

Top