Esclareça as principais dúvidas para alugar uma casa

O atual mercado imobiliário brasileiro tem estado bastante aquecido em decorrência de todos os investimentos realizados pelo governo. Muitas famílias hoje já estão em condições de…

Por Redacao em 24/10/2011

O atual mercado imobiliário brasileiro tem estado bastante aquecido em decorrência de todos os investimentos realizados pelo governo. Muitas famílias hoje já estão em condições de comprar a tão sonhada casa própria com os financiamentos e bonificações (em forma de desconto) dada pelo próprio governo através do Fundo de garantia do tempo de serviço – FGTS.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda pagam aluguel e ele tem tido, nos últimos anos, um aumento significativo. No entanto, na hora de alugar um imóvel residencial, muitas dessas pessoas ainda desconhecem os seus direitos e obrigações a fim de que todo o negócio ocorra de forma correta, ou seja, sem problemas para ambos os lados.

Alugar um imóvel não é algo para ser feito de qualquer forma. É preciso observar tudo o que o contrato diz a respeito e cumprir cada norma estabelecida. Encontrar o imóvel certo também não é tão simples. Por isso, é preciso ter bastante atenção e cuidado quanto às necessidades. Depois de encontrar o imóvel ideal, algumas recomendações a serem tomadas são:

– Respeite o tempo estabelecido no contrato. Após o vencimento do contrato, você terá 30 dias para deixar o local, pois como você fez o pagamento antecipado (ao entrar na casa) os 30 dias após o encerramento do contrato são garantidos por lei. Salientamos que este tempo é para que o você possa encontrar um novo imóvel para alugar;

– Fique atento quanto ao pagamento do IPTU. Por lei, os tributos devem ficar a cargo do locador (dono do imóvel). Mas, em alguns casos e por força de contrato, os tributos podem ficar a cargo do inquilino. Então, é necessário ficar atento a este detalhe no contrato, antes de assiná-lo;

– Antes de fechar um contrato, faça uma vistoria no imóvel. É necessária uma avaliação minuciosa onde todos os detalhes devem ser observados, pois (após a locação) os custos com reparos em geral ficam a cargo do inquilino;

– Leia o contrato com muita atenção e se possível, contrate um bom advogado para analisá-lo com você. Muitas pessoas ao tentar alugar um imóvel de grande porte não verificam com maior atenção o contrato. Isso pode representar um grande problema no futuro. Sendo assim, o ideal é contratar alguém que conheça de leis imobiliárias para que tudo possa ocorrer da melhor forma possível. Atenção: Esta análise também poderá ser feita com o próprio dono do imóvel.

Alugar um imóvel não é tarefa fácil quando se deseja fazer dentro dos parâmetros estabelecidos por lei. No entanto, seguir as dicas acima é fundamental a fim de que problemas graves possam ser evitados entre locador e locatário.

Top