Erros comuns de quem quer praticar exercícios físicos Erros comuns de quem quer praticar exercícios físicos

Erros comuns de quem quer praticar exercícios físicos

Normalmente, quando pensamos em praticar exercícios físicos, a vontade acaba sendo tão rápida que não se tem tempo de planejar nada e preparar algo…

Por Editorial MDT em 19/08/2013

Normalmente, quando pensamos em praticar exercícios físicos, a vontade acaba sendo tão rápida que não se tem tempo de planejar nada e preparar algo para a nova rotina. Em consequência disso, acabam cometendo alguns erros que podem resultar na desistência dessa prática. Saiba mais sobre o assunto e veja os erros comuns de quem quer praticar os exercícios físicos.

Os exercícios físicos devem ser praticados corretamente. (Foto: divulgação)

Prática de exercícios físicos

Já foi comprovado pela medicina e pesquisas que a prática de exercícios físicos oferece muitos benefícios para a saúde. Porém, alguns erros cometidos durante a prática de atividade física pode fazer com que os resultados esperados demorem mais para surgir e também aumenta o risco de lesões.

Segundo especialistas, é fácil encontrar em uma academia pessoas que fazer exercícios de maneira incorreta, seja pela prática errada, excesso de peso na musculação ou até mesmo pela postura desempenhada.  O fato é que esses erros podem provocar lesões graves nos músculos e articulações.

A alimentação saudável é muito importante para quem deseja praticar atividade física. (Foto: divulgação)

Erros comuns de quem quer praticar exercícios físicos

1. Ter objetivos impossíveis ou não ter nenhum objetivo: um dos erros mais comuns de quem quer praticar exercícios é determinar os objetivos quase impossíveis de serem realizados. Outro erro é não ter objetivos para começar a praticar a atividade física.

2. Querer que os resultados seja imediatos: muitas pessoas antes de começar a fazer exercícios físicos pensam que os resultados irão surgir de imediato. Porém, quem faz academia, por exemplo, só começa a perceber os resultados em aproximadamente 3 meses. Portanto, é preciso ter paciência.

2. Exagerar na dose de exercícios: fazer exercícios pesados ou uma série de repetições logo no inicio pode gerar muita dor muscular e fará com que você acabe desistindo de fazer os exercícios. Por isso, comece a fazer uma série mais leve, aguente a dor nas primeiras semanas e aumente a intensidade aos poucos.

3. Fazer exercícios sem orientação profissional: pensar que consegue fazer um exercício físico sozinho pode ser perigoso para a saúde. Quando feito sem acompanhamento, pode ser feito de maneira incorreta e trazer graves consequências para a saúde. Portanto, procure um profissional especializado.

4. Ter uma alimentação inadequada: se você está acostumada a comer somente fast-food e pensa que o exercício vai ajudar a emagrecer, está totalmente enganada. É preciso fazer uma boa reeducação alimentar para que sejam obtidos resultados eficazes. Ter uma alimentação balanceada pode potencializar ainda mais os resultados.

É preciso ter a orientação de um profissional especializado. (Foto: divulgação)

Os exercícios físicos devem ser praticados corretamente para que os resultados sejam eficazes. É preciso ficar atento para os erros mais comuns na academia e demais atividades físicas para que se tornem benéficos para o organismo. Consulte um especialista antes de começar a praticar qualquer modalidade de exercício.

Top