Esfoliar a pele: passo a passo

Tudo que está ao nosso redor deixa seus vestígios em nossa pele. O acúmulo de “sujeira” é constante e deve ser removido. Esta sujeira…

Por Editorial MDT em 29/01/2013

Tudo que está ao nosso redor deixa seus vestígios em nossa pele. O acúmulo de “sujeira” é constante e deve ser removido. Esta sujeira pode vir das partículas de poeira do ar ou de produtos utilizados, no corpo e no rosto. Maquiagens e cremes são exemplos disso. É importante fazer limpezas, constantemente, pois estas evitam que os poros fiquem com qualquer tipo de produto acumulado. Entretanto, o uso de bons produtos que limpam não é suficiente. É preciso, em determinados dias da semana, esfoliar a pele. Além de contribuir com a limpeza, o procedimento auxilia a renovação celular. A remoção de células mortas e outros vestígios ainda facilita a penetração dos produtos de beleza.

A esfoliação promove a limpeza e a renovação celular (Foto: Divulgação)

Tão logo se faz uma esfoliação da pele, já se percebe uma mudança em sua aparência. A cútis adquire brilho, fica mais lisinha a macia. Aliado a hidratantes de qualidade, tônicos e protetor solar, o hábito da esfoliação é essencial à beleza e à saúde da pele. Pessoas mais jovens podem fazê-la semanalmente. Já a pele mais madura pode ser esfoliada, de duas a três vezes, por semana. O importante é realizar o procedimento na medida certa, sem exageros e com produtos adequados.

Produtos indicados para esfoliação

Os movimentos devem ser suaves e circulares (Foto: Divulgação)

Existem inúmeros produtos para esfoliação, no mercado. Em sua grande maioria, contêm grânulos de limpeza, que entram em atrito com a pele, por meio de movimentos suaves, removendo as impurezas e células mortas. Também é possível fazer esfoliação caseira, com açúcar, mel, sementes de frutas trituradas, aveia e até mesmo fubá. É importante adquirir esfoliantes específicos para o corpo ou para o rosto, caso se prefira usar estes tipos de cosméticos. Há, também, uma espécie de escovinha, com cerdas muito macias, que também promove uma boa limpeza.

Passo a passo para esfoliação

Em caso de esfoliação para o rosto, em primeiro lugar, é preciso lavá-lo, com sabonete específico para o tipo de pele. Em seguida, deve-se aplicar um tônico facial e esperar pela secagem completa. Em seguida, siga o passo a passo para esfoliar a pele:

– a pele do rosto deve estar seca, antes da aplicação do esfoliante. Coloque uma quantidade pequena e comece a espalhá-la, a partir do queixo, fazendo movimentos suaves e circulares. Quando perceber que o produto não é mais suficiente, aplique mais um pouco. Deve-se subir, aos poucos, até a testa;

– em cada região esfoliada, os movimentos podem ser feitos, durante 1 minuto. Caso o produto não contenha grânulos, este tempo pode se estender a mais um minuto;

Após lavar a pele, aplique os outros produtos habituais (Foto: Divulgação)

– após esfoliar o rosto todo, lave-o e retire o esfoliante, com água fria;

– seque a pele, com uma toalha macia, sem esfregá-la;

– espere secar e bem e aplique o hidratante de costume, seguido do protetor solar, caso seja durante o dia.

Pode-se fazer este procedimento uma ou duas vezes, por semana. É importante não friccionar a pele, com muita força, para que ela não seja ferida. Além disso, o excesso de esfoliação poderá fazer com que as células passem a produzir muito óleo.

Saiba mais sobre os produtos adequados: Produtos indicados para esfoliar a pele

Conheça algumas receitas caseiras: Esfoliação de pele com produtos caseiros

Top