Engenharia e suas múltiplas profissões

PUBLICIDADE

A engenharia é uma das mais antigas ciências desenvolvidas pelo homem, juntamente com a medicina e a astrologia. Seus conceitos básicos surgiram e se desenvolveram paralelamente a evolução do ser humano. Assim quando o homem inventou a roda e peças como a alavanca e a polia estava desenvolvendo conceitos básicos de engenharia, que permanecem imutáveis e tão importantes hoje quanto foram naquela época, e que definem em si mesmos o conceito ou o objetivo principal da engenharia: desenvolver projetos, peças, objetos ou sistemas que resolvam problemas ou que facilitem a vida do homem e da sociedade, com a utilização de conceitos científicos e da prática.

O que faz um engenheiro

O engenheiro é na sua essência um inventor, que utiliza todo o seu conhecimento cientifico associado a sua criatividade e interesse pela humanidade para facilitar a vida do homem ou solucionar problemas, através da invenção de objetos, criação de instrumentos ou sistemas que tornem a vida do homem e da sociedade mais fácil, transformando a natureza para o bem comum, eis a sua missão. Contudo com a evolução da sociedade foram surgindo diversos segmentos e áreas de interesse diferentes e todos estes necessitando da atuação e da intervenção do engenheiro com seus conhecimentos científicos e espírito inventivo, e dessa forma a engenharia, que é uma ciência, se desdobrou conforme as áreas de interesse.

PUBLICIDADE

Desdobramento da engenharia

Inicialmente era só uma engenharia, e na antiguidade construiu monumento imponentes como as Muralhas da China ou o Coliseu, o que entendemos que hoje seria a engenharia cicil. Contudo com a evolução da sociedade outras áreas foram necessitando de seus conhecimentos e o engenheiro foi buscando novos conhecimentos para auxiliar o homem. Assim surgiram as engenharias agronomica, ambiental, mecânica, genética, nuclear, elétrica, hidraulica, militar, naval, nanotecnologia, alimentar, zootécnica, florestal, de computação,de petróleo, de materiais, de produção, de aeronáutica, de minas, entre outras.

Os cursos de engenharia

A grade curricular desses cursos tem alguma variação entre uma universidade e outra, contudo existe um núcleo de disciplinas que são comuns para todos os cursos de engenharia, e que consistem no estudo aprofundado das disciplinas de matemática, física e química. Esse nucleo comum tem duração média de 2 anos, após os academicos partem para as disciplinas especificas da área da engenharia que escolheram, e além de continuar estudando matemática, quimica e física, vão adquirir os conhecimentos específicos necessários para sua área de atuação. Os cursos de engenharia tem duração média de 5 anos, além do estágio e da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia– TCC.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.