Enem será exigido no Programa Ciência Sem Fronteiras

Nesta terça-feira (4), o governo federal anunciou algumas mudanças no Programa Ciência Sem Fronteiras. De acordo com os novos editais que foram divulgados, somente…

Nesta terça-feira (4), o governo federal anunciou algumas mudanças no Programa Ciência Sem Fronteiras. De acordo com os novos editais que foram divulgados, somente os estudantes de graduação que fizeram o Enem podem disputar as bolsas de estudo no exterior.

A realização do Enem passa a ser uma exigência do CsF. (Foto:Divulgação)

Enem é a nova exigência do CsF

Os editais lançados pelo Programa Ciência Sem Fronteira pretendem distribuir bolsas de estudos em universidades de cinco países, isto é, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão. As inscrições permanecerão abertas até o dia 8 de julho e as viagens deverão começar em meados de 2014.

Estudar no exterior representa uma grande oportunidade para a carreira, mas o governo está mais criterioso na seleção de candidatos neste ano. Para disputar uma vaga no CsF, o estudante precisa ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em qualquer ano após 2009. Também é obrigatório ter conquistado uma nota mínima de 600 pontos.

O Enem será uma exigência do Programa Ciência sem Fronteiras, mas cada edital também adota os seus próprios critérios para a seleção dos candidatos.

Os estudantes terão que tirar boa nota no Enem para conseguir bolsa de estudos no exterior. (Foto:Divulgação)

Críticas ao novo critério de seleção

Muitos estudantes estão reclamando da obrigatoriedade do Enem no programa de bolsas de estudo no exterior. Eles alegam ter entrado nas universidades através dos vestibulares e por isso não fizeram o Enem.

Mesmo se participarem na edição 2013 do Enem, marcada para outubro, os estudantes sentem medo de não conseguir a classificação. Este receio não é motivado apenas pela nota mínima exigida, mas também pela possibilidade da nota não ser divulgada a tempo para disputar as vagas dos novos editais.

Continuar Lendo  Consulta Boletim Escolar

No ano passado, a nota do Enem era apenas um critério de seleção de candidatos, ou seja, não existia uma obrigatoriedade. Como muitas pessoas passaram a procurar as bolsas de estudos do CsF, o MEC e a CAPES acharam melhor tornar a participação no exame um critério básico.

Os grupos de estudantes que estão indignados com a nova regra criaram abaixo-assinados na internet para reivindicar a revogação da nova norma. As pessoas que estão protestando querem a obrigatoriedade do Enem no CsF apenas em 2015.

Além de exigir o Enem, o Programa Ciência Sem Fronteiras também procura universitários que estejam na fase final da graduação.

Sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras

O Programa Ciência Sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal. (Foto:Divulgação)

O Ciência Sem Fronteiras é um programa que foi lançado em 2012, com o objetivo de distribuir bolsas de estudos no exterior entre os universitários brasileiros. Até 2015, a iniciativa espera atingir a meta de 100 mil estudantes desfrutando da experiência de uma educação internacional.

As pessoas beneficiadas pelo CsF recebem ajuda financeira para pagar o curso, hospedagem, alimentação e transporte.

Top