Ecoturismo nas Cataratas do Iguaçu

Todo mundo que ouve falar da região sul do Brasil, também imagina um de seus pontos turísticos mais famosos, as Cataratas do Iguaçu. Considerado…

Todo mundo que ouve falar da região sul do Brasil, também imagina um de seus pontos turísticos mais famosos, as Cataratas do Iguaçu. Considerado um dos lugares mais importantes do país, trata-se de um conjunto e 275 quedas de água que estão no Rio Iguaçu, localizada no rio Paraná, que fica entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná), e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), na fronteira entre os dois países.

Um belo cartão postal, sem dúvidas, e esse manancial de água é protegido por leis ambientais dos dois países desde a década de 30, quando os parques nacionais foram criados. Desde 1984, os dois parques nacionais passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade, com reconhecimento internacional de uma das mais belas paisagens que temos nesse mundo.

Atualmente, as Cataratas do Iguacú estão participando da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, que é realizada pela Fundação New 7 Wonders. Já na fase final da competição, as cataratas estão entre 28 outras localidades mundiais, e a votação irá durar até o final de 2011.

Normalmente, a maior parte dos visitantes que querem chegar perto das quedas vem pelo lado argentino, através da cidade de Porto Iguazú. Já pelo Brasil e também pelo Paraguai, o processo é mais complicado e demorado, pois os governos exigem dos cidadãos a obtenção dos vistos por pessoas que entram pela Argentina. Assim sendo, um turista que vem pela Argentina para ver as cataratas do lado brasileiro, precisa antes disso comparecer a um consulado brasileiro na cidade de Porto Iguazú e solicitar o visto. Nem todos querem perder tempo com isso.

Burocracias à parte, o ecoturismo nas Cataratas do Iguaçú é enorme e mesmo assim bate recordes de visitas, como aconteceu no ano de 2011. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), passaram pelas Cataratas 1.265.765 turistas pelo lado brasileiro em 2010, um aumento de 9.6% comparado com 2009 (1.070.072 visitantes) e batendo o maior recorde de 2008 (1.154.046 visitantes). O lado argentino também ultrapassou mais de 1 milhão de pessoas em 2010, chegando a obter 1.118.995 turistas nesse período.

Leia Também:  Réveillon em Foz do Iguaçu 2014

Mais da metade dos turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçú é formada de brasileiros, sendo o restante de turistas estrangeiros. Como podem ver, é um ponto turístico muito visado pelas pessoas, e pro causa disso as agências de viagem preparam pacotes especiais para poder conhecer esse lugar, e vamos mostrar alguns sites que oferecem esse tipo de serviço.

A começar pelo site VTN Viagens, que oferece um pacote com 4 dias de hospedagem com café da manhã ou meia pensão (variando de acordo com o hotel escolhido). Acesse esse link e você poderá conhecer as opções de hotéis disponíveis para esse pacote de viagens clicando no botão “Consulte Opções”. Outro site que oferece um pacote de viagem para Foz do Iguaçu é a AJM Viagens, com pacotes que partem de R$ 933,00 com roteiros que incluem até mesmo a visitação no Macuco Safari (mas cobrando um preço à parte de R$ 140 por pessoa). Todos os pacotes incluem hospedagem os transportes terrestres e a assistência de guias. Para mais informações, acesse o site clicando aqui e conheça as opções.

Com certeza, uma bela aventura estará aguardando por você nas Cataratas do Iguaçu onde terá a chance de conhecer um dos pontos turísticos mais belos do mundo e ter momentos inesquecíveis. Confira os melhores preços de pacotes de viagens e aproveite as promoções que cada uma oferece.

Top