DPU abre seleção para estagiários em São Paulo

A Defensoria Pública da União (DPU) abriu inscrições para o 26º Exame de Admissão de Estagiários de Direito em São Paulo, ofertando diversas oportunidades…

Por Andre em 17/03/2014

A Defensoria Pública da União (DPU) abriu inscrições para o 26º Exame de Admissão de Estagiários de Direito em São Paulo, ofertando diversas oportunidades para que os estudantes tenham novas experiências, em complemento aos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A Defensoria Pública da União está contratando novos estagiários para a sua sede na capital paulista (Foto: Divulgação)

No total, a DPU-SP está oferecendo 89 vagas de estágio, sendo 10% delas reservadas aos portadores de necessidades especiais. Além disso, o processo seletivo também servirá para a formação de cadastro reserva para futuras oportunidades que surgirem nos próximos meses.

Presente em todo o Brasil, a Defensoria Pública da União foi criada com o intuito de garantir o acesso de pessoas carentes à justiça, prestando assistência judicial, jurídica e extrajudicial, integral e gratuita, por meio dos Defensores Públicos Federais. Eles atuam ajuizando ações, apresentando recursos e defendendo as pessoas de baixa renda em processos cíveis ou criminais, perante o Poder Judiciário.

Pré-requisitos

Podem se candidatar os alunos de Direito, matriculados do 3º ao 9º período (Foto: Divulgação)

Para se candidatar às vagas de estágio na Defensoria Pública da União em São Paulo, é preciso cumprir alguns requisitos mínimos, como estar atualmente matriculado entre o terceiro e o nono semestre do curso superior de Direito e possuir disponibilidade para estagiar durante 20 ou 30 horas semanais, na capital paulista.

Além disso, os interessados devem estar em dia com as obrigações eleitorais e o serviço militar (no caso dos candidatos do sexo masculino) e apresentar declaração de que não são servidores titulares de cargo ou função pública em qualquer esfera de governo. O candidato também não pode estar estagiando em outro local.

Como se candidatar

A DPU atua garantindo o acesso de pessoas carentes à justiça (Foto: Divulgação)

Quem quiser concorrer às vagas de estágio na DPU-SP tem até o dia 4 de abril para se candidatar, através do site da DPU. A inscrição é gratuita, mas a instituição sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Serviço Franciscano de Solidariedade. A entrega pode ser feita na sede da DPU São Paulo, que fica na Rua Fernando de Albuquerque, 155, Consolação, até o dia 3 de abril.

A seleção será feita por meio de prova objetiva e prova dissertativa, que serão aplicadas no dia 10 de abril, na capital paulista. Os aprovados terão direito a bolsa-auxílio mensal que varia de R$ 364 a R$ 520, conforme a carga horária (quatro ou cinco horas por dia), auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Maiores informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.

Top