Doenças transmissíveis no beijo, dicas, cuidados

PUBLICIDADE
Diante do Carnaval, tome cuidado ao beijar uma pessoa (Foto: Divulgação)

Ao contrário do que muito pensam, beijar na boca pode transmitir doenças graves. Com o Carnaval se aproximando, e com as festas onde é comum trocar beijos e cariciais muitas vezes com desconhecidos, é bom ficar atento. Beijar na boca é natural, mas deve-se ter cuidado, já que até doenças sexualmente transmissíveis podem ser passadas de pessoa para pessoa por meio desse gesto.

Além do sentimento, desejo, carinho e demais emoções que envolvem um simples beijo na boca, as pessoas trocam saliva, que trata-se de um fluido formado por 99% de água e que contém amilase, que é uma enzima  necessária para a digestão. Outros itens presentes na saliva são os sais minerais e micro-organismos, sendo que alguns são causadores de doenças.

Doenças sexualmente transmissíveis podem ser adquiridas em um beijo (Foto: Divulgação)

Para beijar cerca de 30 músculos da face se movimentam, gastando de três a cindo calorias e fazendo o coração bater mais rápido, alcançando 150 batimentos por minuto. A circulação também é ativada, ampliando a oxigenação nas células, o que estimula a produção de hormônios, como por exemplo, a ocitocina, que é fabricada pela glândula hipófise, responsável pela sensação de confiança, calma e bem-estar.

PUBLICIDADE

Ao beijar uma pessoa é preciso se prevenir de possíveis causadores de doença, a começar pela saúde bucal. Desconfie de mau-hálito, feridas na boca, sangramentos, cárie, e sinais de má higieneem um todo. Depois de beijar, sempre que possível, escove os dentes e use anti-séptico bucal. Essa medida diminui os riscos de se contaminar com alguma bactéria.

Um beijo é um momento de troca de saliva e muitas bactérias (Foto: Divulgação)

Por meio de um beijo você pode adquirir as seguintes doenças:

Cárie dental: Doença infectocontagiosa provocada por bactérias como Streptococcus mutans, que causa a desmineralização do esmalte do dente, ocasionando destruição localizada, progressiva e irreversível.

Gengivite: Essa doença atinge a gengiva, podendo provocar a perca total dos dentes. Nos últimos anos notou-se um aumento no número de casos desse mal, isso porque além da falta de cuidados bucal, a prática de “ficar”, beijar desconhecidos, faz com que as bactérias sejam disseminadas.

PUBLICIDADE

Doenças bucais: Um beijo também pode ser o causador de uma faringite, Laringite, Amigdalite, Herpes labial, entre outros males que atinge a saúde da boca. Por isso, faça uma boa higiene nessa parte do corpo, que muitas vezes é esquecida.

Demais doenças: Hepatite A e B; HPV; Meningite; Uretrite; Candidíase; Tuberculose; Gonorreia; Sífilis, Gripe e até o HIV. No caso da AIDS não é a saliva a causadora, mas sim pequenos ferimentos na boca de ambas as partes. Outras doenças sexualmente transmissíveis também podem ser compartilhadas por meio de um beijo, por isso, tome cuidado e pense antes de sair por aí beijando qualquer pessoa.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • demais esse site

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.