Tratamento caseiro para Sarnas

A sarna, também conhecida como escabiose, é um problema bastante comum em animais domésticos, mas que também pode afetar serem humanos. Essa doença contagiosa…

A sarna, também conhecida como escabiose, é um problema bastante comum em animais domésticos, mas que também pode afetar serem humanos. Essa doença contagiosa é causada por um ácaro, capaz de infectar famílias inteiras. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns tratamentos caseiros para sarnas.

Saiba mais sobre a escabiose humana e conheça seu tratamento.

O sintoma mais evidente é o prurido. (Foto: divulgação)

Dificuldade na eliminação do agente infeccioso

Eliminar o ácaro causador da escabiose não é uma tarefa fácil. Esse agente é capaz de passar da pele de animais doentes para superfícies, como as de objetos decorativos, tapetes e calçados, e daí infectar a pele humana através do simples contato. A propagação dessa doença altamente contagiosa é rápida e inicialmente pode ser assintomática, pois o período de incubação é varia entre 1 dia a 6 semanas.

Manifestações clínicas

As manifestações clínicas do quadro estabelecido são bastante sugestivas da doença e costumam causar grande incômodo aos indivíduos afetados. Entre os sintomas mais comuns de escabiose é possível destacar:

  • Prurido cutâneo intenso, especialmente nas partes “quentes” do corpo (axilas, região inguinal e tronco). Caracteristicamente a coceira tende a piorar durante a noite;
  • Descamação cutânea;
  • Erupções puntiformes na pele;
  • Feridas resultados do ato de coçadura.

A escabiose causa lesões cutâneas características. (Foto: divulgação)

Tratamento para sarna

É muito importante que a pessoa inicie o tratamento imediatamente após receber o diagnóstico de escabiose, para evitar a propagação da doença e diminuir o risco de complicações, como a infecção secundária. As principais recomendações são:

  • Lave todos os tecidos que tem em casa (incluindo cortinas e tapetes);
  • Certifique-se de que todos os contatos intradomiciliar iniciem o tratamento;
  • Aplique cremes apropriados, que ajudam a combater a descamação. O óleo de girassol é uma boa opção;
  • Não deixe de solicitar ao médico um anti-histamínico, que ajuda no controle do prurido.

Receitas caseiras para sarna

Alguns tratamentos caseiros para sarna humana podem auxiliar a terapia medicamentosa instituída pelo médico e até mesmo acelerar a cura dos indivíduos. As principais receitas populares são:

  • Banho de alecrim

O banho de alecrim é bastante recomendado para quem necessita reduzir o prurido. Para fazer a receita é só colocar algumas folhas de alecrim numa panela com tampa e deixar ferver em um litro de água durante 10 minutos. Em seguida é preciso coar as folhas e adicionar meio litro de água fria, para obter uma mistura morna e menos concentrada.

A aplicação é muito fácil e consiste em espalhar todo líquido pela região afetada, deixando com que a mistura seque naturalmente. O processo deve ser repetido três vezes ao dia até que todos os sintomas tenham desaparecido.

  • Massagem com azeite

Essa receita é mais indicada para as pessoas que querem se livras da descamação da pele. O primeiro passo é tomar 2 a 3 banhos diários, utilizando shampoo e sabonete neutros, a fim de controlar o crescimento do ácaro. Em seguida, com o auxílio de uma gaze ou algodão, aplique o azeite de oliva em toda região da pele afetada.

Confira as doenças mais comuns em cachorros.

Banhos de alecrim podem ajudar a diminuir os sintomas. (Foto: divulgação)

É muito importante destacar o papel do médico no diagnóstico e tratamento medicamentoso da doença, que além de não ser uma patologia grave, é altamente contagiosa. Por isso é indispensável realizar uma consulta médica, não sendo indicado o tratamento apenas por receitas populares e muito menos a automedicação.

Top