Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza muitas vezes são ignorados por profissionais e clientes! Porém, algumas pessoas estão passando a pensar mais em como proceder quando algo sai errado com o serviço ofertado pelo salão. Se você não foi vítima de um problema em salões conhece alguém que foi. Sabe quando você pede para a pessoa cortar o seu cabelo pouco e ela exagera, ou quando pede um corte e ela faz outro por achar melhor para você? Então, tudo isso pode ser considerado um problema com o consumidor.
Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza (Foto: Divulgação)
Leia mais informações sobre: Dicas Para Economizar No Salão De Beleza
Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza
Saber os direitos e deveres de consumidores em salões de beleza é essencial para que você possa reclamar quando estiver com a razão e saber como se comportar para não atrapalhar o trabalho do profissional que está cuidando da sua beleza. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) orienta em casos que o cabelo foi cortado errado, ou a química deu algum dano nos fios, a prevenção desses males com algumas ações básicas.
Saiba mais informações sobre: Produtos Para Salão De Beleza Online
Dicas para evitar problemas no salão de beleza
– Conheça o profissional que vai te atender e converse com clientes dessa pessoa para não ser surpreendida com o trabalho desse profissional de modo negativo.
– Procure saber todos os produtos que vão ser aplicados em seu cabelo e os possíveis males para os fios.
– Exija que o profissional faça o teste em uma mexa do cabelo com o produto antes de aplicar no cabelo todo.
– Seja claro quanto ao corte de cabelo que deseja e combine todos os detalhes com o profissional antes que ele comece.
Salões de beleza pelo país estão de olho nos direitos dos consumidores (Foto: Divulgação)
Como proceder depois que um acidente com o seu cabelo acontecer?
Para exigir seus direitos é necessário exigir o recibo pelo serviço prestado. A maioria de salões não fazem isso, mas é mais que necessário. Isso porque se houver necessidade de entrar em ação por algum mal feito a seu cabelo você precisa provar que estava mesmo naquele salão. Também é recomendado tirar foto do cabelo antes e depois que o procedimento for feito, para que se haja algum mal ele seja imediatamente identificado.
Dever dos clientes de salões
E não pense que somente os proprietários e funcionários de salão que possuem deveres, pois os clientes também precisam ter uma postura que facilite o trabalho desses profissionais. Confira as nossas dicas:
– Expresse sua vontade sobre o que quer fazer no cabelo e combine previamente com o cabeleireiro, incluindo o preço. Isso porque depois não adianta chorar se o cabelo ficou com uma cor terrível, mesmo sendo a que você tanto sonhava.
-Não se mexa demais enquanto o profissional estiver fazendo o trabalho dele, pois isso pode acabar em um erro grave com relação a sua imagem.
– Confira as regras de promoções dos salões antes de sair por aí reclamando.
– Pergunte a forma de pagamento previamente, porque as pessoas não são obrigadas a aceitar cartões e cheques.