Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza

Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza muitas vezes são ignorados por profissionais e clientes! Porém, algumas pessoas estão passando a pensar…

Por Élida Santos em 10/09/2014

Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza muitas vezes são ignorados por profissionais e clientes! Porém, algumas pessoas estão passando a pensar mais em como proceder quando algo sai errado com o serviço ofertado pelo salão. Se você não foi vítima de um problema em salões conhece alguém que foi. Sabe quando você pede para a pessoa cortar o seu cabelo pouco e ela exagera, ou quando pede um corte e ela faz outro por achar melhor para você? Então, tudo isso pode ser considerado um problema com o consumidor.

Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Dicas Para Economizar No Salão De Beleza

Direitos e deveres de consumidores em salões de beleza

Saber os direitos e deveres de consumidores em salões de beleza é essencial para que você possa reclamar quando estiver com a razão e saber como se comportar para não atrapalhar o trabalho do profissional que está cuidando da sua beleza. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) orienta em casos que o cabelo foi cortado errado, ou a química deu algum dano nos fios, a prevenção desses males com algumas ações básicas.

Saiba mais informações sobre: Produtos Para Salão De Beleza Online

Dicas para evitar problemas no salão de beleza

– Conheça o profissional que vai te atender e converse com clientes dessa pessoa para não ser surpreendida com o trabalho desse profissional de modo negativo.

– Procure saber todos os produtos que vão ser aplicados em seu cabelo e os possíveis males para os fios.

– Exija que o profissional faça o teste em uma mexa do cabelo com o produto antes de aplicar no cabelo todo.

– Seja claro quanto ao corte de cabelo que deseja e combine todos os detalhes com o profissional antes que ele comece.

Salões de beleza pelo país estão de olho nos direitos dos consumidores (Foto: Divulgação)

Como proceder depois que um acidente com o seu cabelo acontecer?

Para exigir seus direitos é necessário exigir o recibo pelo serviço prestado. A maioria de salões não fazem isso, mas é mais que necessário. Isso porque se houver necessidade de entrar em ação por algum mal feito a seu cabelo você precisa provar que estava mesmo naquele salão. Também é recomendado tirar foto do cabelo antes e depois que o procedimento for feito, para que se haja algum mal ele seja imediatamente identificado.

Dever dos clientes de salões

E não pense que somente os proprietários e funcionários de salão que possuem deveres, pois os clientes também precisam ter uma postura que facilite o trabalho desses profissionais. Confira as nossas dicas:

– Expresse sua vontade sobre o que quer fazer no cabelo e combine previamente com o cabeleireiro, incluindo o preço. Isso porque depois não adianta chorar se o cabelo ficou com uma cor terrível, mesmo sendo a que você tanto sonhava.

-Não se mexa demais enquanto o profissional estiver fazendo o trabalho dele, pois isso pode acabar em um erro grave com relação a sua imagem.

– Confira as regras de promoções dos salões antes de sair por aí reclamando.

– Pergunte a forma de pagamento previamente, porque as pessoas não são obrigadas a aceitar cartões e cheques.

Top