Dificuldades de Trabalhar em Casa

O sonho de muita pessoas é trabalhar em casa, sem a pressão do relógio, do trânsito, do chefe, da aparência… Comer em casa, poupar…

O sonho de muita pessoas é trabalhar em casa, sem a pressão do relógio, do trânsito, do chefe, da aparência… Comer em casa, poupar o vale refeição e ainda usufruir de um cardápio mais saudável, perece a coisa mais atraente do mundo!

No caso das mulheres, ter acesso aos filhos e o controle do tempo no que se refere às tarefas da casa também pode ser tentador.

Mas o que parece maravilhoso pode ser bem difícil e todos aqueles que já passaram pela experiência, são unânimes em dizer que isso não é para qualquer um.

Começa assim: por um motivo ou por outro, você agora tem um “home office”. Se estiver ligado a uma empresa, terá a ajuda extra de uma supervisão inicial; se não, terá que se virar sozinho para lidar com a liberdade.

Trabalhar em casa é mais ou menos como o “estar de repouso por causa da caxumba” dos tempos de colégio. Você sabia que tinha que estudar e fazer a lição de casa que seu amigo trazia depois da aula, mas podia escolher quando e como iria agir… “Primeiro, só esse programa… Faço a lição depois do sanduíche… Termino o capítulo depois de uma sonequinha”…

Resumo: não tem ninguém para mandar em você e nem para reparar no que está fazendo, e esse é o maior problema! Mesmo que você não tenha um chefe, seu colega de trabalho é como um inspetor de comportamento. Você não pode chegar de pijamas no escritório e dizer “- Bom dia!” sem ter escovado os dentes… Mas em casa, pode…

A falta de rotina é o segundo inimigo. Se não tiver um cronograma eficiente, poderá perder-se entre mais 15 minutos de preguiça na cama, o programa de televisão matinal, a roupa no varal, a hora de buscar as crianças no colégio e o desconto que o cabeleireiro dá para quem vai ao salão numa segunda-feira, às 14:00 horas.

Continuar Lendo  Assistência técnica HP Recife: telefones, endereços

Por fim, e tão ruim quanto os outros dois fatores, são as distrações que nossa casa fornece, a começar pela geladeira, passando pela televisão, pelas conversas de seus familiares, pelo telefonema de sua tia que “não está atrapalhando você no serviço”, etc, etc, etc…

Se quiser trabalhar em casa, planeje seu dia, sua semana e se possível, seu mês.

Acerte sua agenda contando com os imprevistos, afinal, crianças não percebem que o papai está em casa trabalhando, ou que a mamãe não pode fazer brigadeiro agora porque tem que mandar um email.

O ideal é que reserve um local na casa, isolado de todo o resto. Providencie uma extensão de telefone e desligue a campainha do aparelho da sala, ou sua filha de três anos irá atender ao telefonema do gerente da matriz uruguaia. Comece o dia como de costume: tire o pijama!

Hoje em dia, na era das comunicações à distância, aparecer no Messenger ou no Skype com cara de 4.a feira de Cinzas é fatal para sua imagem como profissional. Tudo bem que você está em casa, mas penteie o cabelo, faça a barba e faça uma maquiagem casual se for mulher. Nunca se sabe se você precisará entra numa reunião online ou encontrar um cliente num café, dali a 20 minutos.

Aceite o desafio com uma boa dose de metodologia, ou seu sonho de liberdade profissional irá desfazer-se como açúcar na tempestade…

Ei, é barulho de chuva! As janelas do seu quarto estão fechadas?

 

 

 

 

Top