Dieta para desinchar

Reter líquidos é um problema enfrentado por muitas pessoas, principalmente mulheres. O inchaço gera uma sensação de aumento de peso e desconforto. Existem problemas…

Por Editorial MDT em 25/04/2012

Muitas pessoas sofrem com inchaço no corpo.

Reter líquidos é um problema enfrentado por muitas pessoas, principalmente mulheres. O inchaço gera uma sensação de aumento de peso e desconforto. Existem problemas de saúde que geram o aumento da retenção de líquidos, mas muitas vezes é possível resolver sem a utilização de medicamentos. Conheça uma ótima dieta para desinchar.

Dieta para desinchar em 48 horas

1. Primeiras 24 horas

  • Café da manhã: tomar um suco de pêra com couve. Uma fatia de pão de forma de linhaça e uma fatia de ricota temperada.
  • Lanche da manhã: somente uma banana assada com cacau em pó e canela.
  • Almoço: um prato de salada de agrião com repolho e pimentão amarelo, temperada com limão. Quatro colheres de sopa de arroz integral com ervilha. Um filé de pescado assado junto com abobrinha e cenoura.
  • Lanche da tarde: fazer um mix com frutas secas, com 3 damascos e 2 castanhas do Pará.
  • Jantar: um prato de sopa com bastantes legumes e pouco macarrão.
  • Antes de dormir: coma apenas um fruta. De preferência uma laranja.

2. Últimas 24 horas

  • Café da manhã: um suco de limão com couve.  Um pote pequeno de leite fermentado com meio mamão papaia e 3 colheres de sopa de granola ligth.
  • Lanche da manhã: faça uma salada de frutas com maçã, meio kiwi e meia carambola.
  • Almoço: salada de alface com chicória, soja, cenoura crua ralada e tempero com shoyu light.  Uma xícara de chá de macarrão com filé de frango grelhado à cebola roxa.
  • Lanche da tarde: uma xícara de chá de erva doce, quatro macadâmias e dez palitos de gergelim.
  • Jantar: um prato de sopa com legumes e pouco macarrão.
  • Antes de dormir: somente uma pêra.

A dieta das 48 horas é uma ótima forma de diminuir o inchaço.

Dicas e truques para desinchar

1. Tome chás amarelos: esses tipos de chás combatem a retenção de líquidos e facilitam a perda de peso.

2.  Retire o sal da mesa: o sal é um dos principais causadores da retenção de líquidos. Portanto, de preferência aos temperos para dar sabor.

3.  Chá de hibisco: ele estimula a queima da gordura e facilita a digestão, ajuda no bom funcionamento do intestino e ainda combate a retenção de líquidos.

4. Movimente-se durante o dia: não passe longos períodos sentada. Levante-se a cada hora e dê uma volta. O corpo em movimento melhora a circulação e evita o inchaço.

5. Pratique exercícios físicos: eles são ótimos para evitar e diminuir o inchaço. Melhoram a circulação e o fluxo de líquidos pelo corpo.

6. Automassagem: ajuda a aliviar o inchaço e pode ser feita sem ajuda de outras pessoas. Basta fazer movimentos com as mãos sobre o local edemaciado, em vários sentidos.

7. Água: é muito poderosa para desinchar. Devem ser consumidos no mínimo 2 litros por dia. Em quantidades ideais ela mantém a hidratação, garantindo o funcionamento e combatendo a retenção de líquidos.

8. Alimentos que desincham: cereais, frutas, folhas frescas, arroz integral, alface, couve, cenoura, abacaxi, melancia, kiwi, mel, camomila, hibisco, farelo de aveia, camomila e outros.

Beber muita água ajuda a diminuir o problema.


Todas as dietas consistem em uma alimentação balanceada, sem privação de alimentos. Porém devem ser evitadas as substâncias muito gordurosas como as frituras. Prefira uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.

Top