Se você tem interesse em vender ou comprar carro usado, fique atento! Para começar, é importante destacar que a internet é, sem dúvida, uma grande aliada nesse processo.
Sabendo disso, preparamos dicas essenciais para cada uma das situações. Continue lendo para saber como vender ou comprar um carro usado e fazer um excelente negócio!
Dicas para vender carro usado
Caso você queira vender, confira o que você deve fazer:
Prepare seu carro usado para a venda
O primeiro passo para tornar a venda do seu carro usado um sucesso é prepará-lo, consertando qualquer problema que possa atrapalhar o processo de venda, seja na parte estética ou na mecânica.
Para tornar o carro que você deseja vender o mais atrativo possível para o comprador, siga as dicas abaixo:
- Lave e encere seu carro, mantenha-o com o maior brilho possível;
- Conserte todos os arranhões;
- Verifique os pneus e os troque, se necessário;
- Troque o óleo;
- Verifique a maioria dos itens básicos, que chamam atenção quando não funcionam, tais como faróis, piscas, luzes internas, para-brisas, barulhos que incomodam, entre outros;
- Aspire a parte interna do veículo, mantenha-o limpo e, de preferência, com um odor agradável;
- Mantenha a parte mecânica 100%, fazendo uma revisão antes de anunciar.
Anuncie a venda do automóvel
Após preparar o seu carro e deixá-lo pronto para vender, está na hora de anunciá-lo.
Hoje, a melhor opção para vender o seu carro usado é fazer o anúncio na internet, em marketplaces on-line. Tenha em mente que são milhares de pessoas buscando ao mesmo tempo um carro usado.
Virtualmente é bem simples e prático, e alguns fatores devem ser observados para garantir a venda do seu carro rapidamente.
Por exemplo, o site UsadosBR é uma excelente opção para vender o seu veículo rapidamente.
Coloque muitas fotos no anúncio
Tire muitas fotos: da frente, das laterais, da traseira e de alguns detalhes. Fotografe tudo que achar necessário para mostrar o bom estado do veículo. Lembre-se que os compradores gostam de ver fotos antes de checar pessoalmente.
Diga qual é a quilometragem do veículo
Nunca omita a quilometragem, pois pode parecer que o carro já está muito rodado. Por isso, seja o mais sincero possível na hora de anunciar e informe a quilometragem total do veículo.
Cobre um preço compatível com a marca e o ano do carro
Pesquise no site que você for anunciar o seu carro usado antes de criar, efetivamente, o anúncio. Verifique outros anúncios e observe os valores. Se você quiser vender rápido, coloque o anúncio com uma pequena redução em relação aos outros.
Outra dica importante para saber qual o melhor preço do seu carro usado é consultar a tabela FIPE.
Dicas para comprar carro usado
Agora, confira as dicas para quem deseja comprar um carro usado:
Esteja bem informado
Ter conhecimento sobre as características, especificações técnicas, bem como outros adicionais do veículo que você procura, torna possível a negociação de modelos diferentes com o mesmo benefício, e até mais baratos.
Pesquise bastante
Com uma pesquisa completa, busque diferentes oportunidades com mais de um vendedor ou loja, assim, é possível encontrar aquele que estará disposto a superar a melhor oferta.
Além disso, antes de iniciar a negociação, você pode conferir o preço que está sendo praticado no mercado para os modelos de sua preferência.
Entregar o carro usado na troca ou não?
Esse ponto depende muito da urgência que o vendedor do carro tem na troca ou para ter liquidez. Se for esse o caso, a venda para uma loja pode ser uma boa opção. De toda forma, como as lojas têm custos com a manutenção e garantia do veículo que está à venda e outros como impostos, em geral os valores pagos por revendas tendem a ser menores que na venda por particulares.
Saiba quanto de dinheiro pretende gastar
Uma vez que você pesquisou e sabe os preços de veículos aplicados no mercado, seja em vendas particulares ou por meio de revendedoras, é possível definir um valor médio que poderá gastar na compra de um automóvel. Isso pode ajudar a direcionar os esforços de procura por um veículo e agilizar a decisão de compra.
Financiamentos
Saiba que quanto mais longo for o financiamento, mais juros você terá de pagar. Mesmo que o parcelamento, muitas vezes, seja a única opção, é possível que os prazos sejam muito afastados para tornar as prestações mensais atrativas, mas também pode encarecer com os juros.
A dica é pesquisar todas as modalidades de financiamento, com o banco e com cooperativas de crédito, para assim conseguir os juros mais baixos possíveis. Outra dica de ouro é fazer as contas para ver se o preço final não excede muito o preço à vista.
Gostou das dicas? Deixe o seu comentário.