Dicas para superar o nervosismo no novo emprego

Quem é que nunca sentiu aquele friozinho na barriga diante de um novo desafio? Caso pretenda mudar de emprego, por exemplo, você muito provavelmente…

Quem é que nunca sentiu aquele friozinho na barriga diante de um novo desafio? Caso pretenda mudar de emprego, por exemplo, você muito provavelmente deve passar por esse tipo de situação.

Quem muda de emprego precisa estar preparado para lidar com a insegurança e algumas dúvidas. (Foto: Divulgação).

Quem troca de empresa se depara com a sensação de insegurança e também com dúvidas do tipo: “Será que vou dar conta de minhas novas tarefas?”, “Será que a equipe vai gostar de mim”, entre outras.

Por mais que pareça incontrolável, saiba existem estratégias que podem ajudá-lo a conter a apreensão. Colocando essas dicas em prática, você saberá enfrentar os novos desafios e impedir que o nervosismo atrapalhe o seu rendimento. Confira!

Veja também: Dicas de como se tornar um funcionário indispensável.

Dicas para superar o nervosismo do novo emprego

Por mais que pareça incontrolável, saiba existem estratégias que podem ajudá-lo a conter a apreensão. (Foto: Divulgação).

1. Especialistas alegam que perder a hora contribui para o aumento da ansiedade nas primeiras semanas no novo emprego. Por isso, procure acordar mais cedo do que você está acostumado, algo em torno de meia hora antes. Assim, você terá tempo de sobra para tomar café, escolher sua roupa e se preparar para sair com tranquilidade;

2. Outra orientação importante é separar o seu primeiro dia no novo emprego para organizar o seu espaço de trabalho. Aproveite para eliminar algumas pendências e criar sua assinatura de e-mail, ramal, mensagem de secretaria eletrônica etc. Com todos esses detalhes resolvidos, capriche na arrumação de sua mesa, deixando o ambiente do seu gosto;

Saiba como se adaptar a um novo emprego.

Procure conhecer os novos colegas logo nos primeiros dias e sentir o clima da equipe. (Foto: Divulgação).

3. Parte do nervosismo provocado pela mudança de emprego está relacionado ao fato de não conhecermos a nova equipe de trabalho. Por isso, procure estabelecer contato com os novos colegas logo no início para sentir o clima de empresa. Porém, aja com naturalidade, evitando conversas e piadas que possam provocar situações constrangedoras;

Continuar Lendo  Parto ideal para cada tipo de mulher

4. Ao se deparar com algum problema ou ficar em dúvida não tenha receio de pedir ajuda. Agindo desta forma você mostrará que está disposto a aprender e a conhecer melhor a rotina de trabalho da equipe.

Muita gente costuma se esconder diante dessas situações, com medo de demonstrar falta de preparo e conhecimento. Lembre-se de que você não foi contratado por acaso e que todos também estão sujeitos a imprevistos.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir superar o nervosismo e se adaptar rapidamente aos desafios do seu novo emprego.

Top