Dicas para Ser Aprovado no Exame da OAB

Não é mais nenhuma novidade que existem vários cursos de Direito espalhados pelos quatro cantos deste Brasil. A quantidade de cursos da área é…

Não é mais nenhuma novidade que existem vários cursos de Direito espalhados pelos quatro cantos deste Brasil. A quantidade de cursos da área é oferecida de uma forma intensa e proliferada. Assim como outros cursos superiores, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) para constatar e atestar a qualidade dos mesmos criou o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para verificar se a quantidade de cursos oferecidos também preza pela qualidade. E o resultado obtido pelo órgão foi dentro do esperado: lamentavelmente, boa parte das faculdades de Direito do país deixam a desejar quando o assunto é formar os futuros advogados do Brasil.

Mas as provações de quem estuda direito não se resumem ao ENADE, é necessário para receber o título de advogado que o aluno formado passe por mais um teste,  o temido exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), uma espécie de conselho da classe advocatícia brasileira que regula a qualidade da advocacia praticada no Brasil bem como não permite que rábulas, advogados falsos, exerçam a profissão.

A prova de que muitas faculdades de Direito tem deixado a desejar no ensino superior desta área está justamente nas provas realizadas pela própria entidade como forma de cadastrar e credenciar devidamente aos advogados do Brasil e o problema é que, sem nenhum exagero, mais de 80% dos alunos que se submetem a prova da OAB não recebem a quantidade de notas suficientes para uma aprovação e com isso acabam não sendo credenciados para exercer de fato e de direito a profissão.

O problema desta carência está dentro das salas de aula porque uma vez sem a devida base teórica, sem os conhecimentos sobre as leis que regem o direito, o aluno não tem como responder bem os exames da OAB e daí se pode ver toda a situação que está instalada com as notícias falando sobre a péssima qualidade dos cursos de Direito brasileiros, algo que lamentavelmente é comprovado através de dados, de estatísticas.

Leia Também:  Concurso público Inpe 2012 vagas, inscrições

Uma pesquisa anunciada há pouco tempo disse que estão nas universidades públicas os melhores cursos de Direito do Brasil, ainda dando um maior destaque para a Universidade Federal da Bahia (Ufba) que foi eleita como entre uma das melhores universidades do Brasil, formando excelentes advogados, promotores de justiça e magistrados para darem seus préstimos a justiça brasileira, uma oportunidade de colocar no mercado de trabalho e até mesmo nas vias acadêmicas os mais brilhantes profissionais do país.

Outro destaque foi dado para as faculdades do sul e sudeste do Brasil por terem alunos que se dão muito bem nas questões da prova da OAB. Mas, com empenho e muito estudo é possível sim se sair muito bem e vencer este bicho de sete cabeças que se tornou a prova da ordem.

As dicas para ser aprovado na prova da OAB são antes de qualquer coisa se tornar um bom aluno em sala de aula e sempre ler tudo sobre atualidade e mudanças no Código Civil Brasileiro. No mais é sempre aplicar as jurisdições atuais com os acontecimentos prévios. Isso vai lhe ajudar a se sair muito bem nas provas realizadas por esta entidade. Existem muitas apostilas sendo vendidas na internet, o ideal é buscar por vídeo aulas, ou métodos alternativos, se o material for caro divida com um colega e estudem juntos.

Top