Dicas para se dar bem durante o estágio

Quando se está cursando o Ensino Superior conquistar um estágio é a meta de muitos universitários, que almejam aprender mais e colocar em prática…

Por Élida Santos em 23/03/2016

Quando se está cursando o Ensino Superior conquistar um estágio é a meta de muitos universitários, que almejam aprender mais e colocar em prática os ensinamentos da faculdade. Mas, o trabalho do estagiário é prestado por meio de contrato, que se encerra antes ou no máximo, ao fim da graduação. Depois disso, ou a empresa o efetiva, ou ele tem que se alocar no mercado como um profissional formado. Veja aqui dicas para se dar bem durante o estágio.

 

Aprenda o máximo que puder (Foto: Divulgação Pixabay)

Dicas para se dar bem durante o estágio

Algumas pessoas acreditam que conquistar uma efetivação é uma questão de sorte. Porém, os especialistas afirmam que além de sorte é preciso conquistar a oportunidade de deixar de ser estagiário e passar a ser um funcionário que trabalha sob o regime CLT. Por isso, fique atento e siga as dicas para se dar bem durante o estágio que estão abaixo para aumentar suas chances de ser contratado no fim do estágio, ou até mesmo antes.

É importante conhecer a empresa onde vai estagiar (Foto Divulgação: Exame/Abril)

1 – Pontualidade

Essa característica é fundamental para qualquer funcionário. Chegar atrasado todo dia, ou fazer alguns minutos a mais de horário de almoço pode não parecer uma falta grave, mas tenha certeza que será levado em consideração se restar dúvidas na sua efetivação. Pode até parecer que o seu gestor não se importar com isso, mas sabe tudo o que se passa, mesmo quando não está presente.

Saber se portar e usar roupas adequadas são atitudes que podem fazer a diferença (Foto Divulgação: Exame/Abril)

2 – Faça além da obrigação

Cada vez mais as companhias buscam pessoas que fazem coisas que vão além da sua função. O que não significa que você deve ser explorado no trabalho. Por exemplo, se você foi contratado para tirar cópia e arquivar documentos e pedirem para você separar a correspondência não é exploração, mas estão lhe atribuindo mais uma função, que se bem desempenhada, pode acarretar em mais responsabilidades e futuramente uma efetivação. Se faça necessário para a companhia, assim mesmo que a vaga não existir pode ser que a criem para que você possa continuar a desempenhar suas funções.

Seja uma pessoa interessada em aprender (Foto: Divulgação Pixabay)

3 – Demonstre interesse

Desde cedo você deve ter claro qual setor lhe atrai mais. A meta é fundamental para direcionar o seu caminho. Mesmo que você seja contratado só para atender o telefone, tente entender mais sobre o departamento em que atua. Pergunte para pessoas mais experientes como determinados procedimentos funcionam e vá atrás do conhecimento. Um estagiário interessado conquista espaço. Durante todo o seu contrato se mostre motivado, mas não deixe de ser um bom funcionário depois da efetivação, pois a demissão pode acontecer a qualquer momento.

Querer aprender além do serviço proposto pode render a sua efetivação (Foto Divulgação: Exame/Abril)

4- Vista-se bem

Essa é uma dica muito importante, pois você deverá se apresentar para o trabalho vestido adequadamente. Evite decotes exagerados, roupas curtas, estampas extravagantes que chamem a atenção. Você deve focar no seu trabalho e encarar com seriedade para fazer dessa oportunidade uma grande chance.

O estágio é uma etapa muito importante para quem está estudando (Foto Divulgação: Exame/Abril)

5- Prepare-se para situações inusitadas

Esteja sempre a frente do seu tempo, ou seja, se fizer a lição de casa estudar sobre a empresa, vai estar preparado para qualquer situação, como por exemplo: uma reunião de ultima hora, ou alguma pergunta em pauta sobre a empresa. Estando preparado vai mostrar todo seu interesse e capacitação para o cargo.

6- Seja Organizado

É de grande importância saber administrar o seu tempo fazer o máximo possível em tempo hábil, ter cuidado para não tomar nenhuma decisão precipitada e principalmente terminar os projetos no prazo determinado.

Siga as dicas e passe de estagiário a funcionário da empresa.

Top