Dicas para Quem Sente Solidão

  As dicas para quem sente solidão prometem ser de grande ajuda para as pessoas que não estão conseguindo lidar bem com este sentimento.…

Por Editorial MDT em 30/09/2014

 

As dicas para quem sente solidão prometem ser de grande ajuda para as pessoas que não estão conseguindo lidar bem com este sentimento. Sentir-se sozinho e desamparado é uma realidade na vida de muita gente que, nos casos mais severos, pode desencadear depressão.

Dicas para Quem Sente Solidão. (Foto: Divulgação)

No mundo de hoje, dificilmente podemos dizer que estamos sozinhos. São tantas formas de se comunicar apesar da distância que mal podemos crer que um dia nossos antepassados se bastavam com cartas. Hoje, é muito difícil encontrar quem não tenha uma vida social devido a tantas opções, porém nem sempre isso significa companhia. Há quem se sinta sozinho mesmo tendo muita gente em volta, e se você é um desses solitários talvez queira livra-se disso.

Veja também: Simpatia para acabar com a solidão

Solidão é um mal?

Muitas pessoas buscam dicas de como se livrar da solidão, que vem sendo considerado um dos principais males do século XXI.  De acordo com a reportagem “Solidão é doença e vivemos epidemia”, publicada na Folha Online, a sensação de solidão não tem a ver com o número de pessoas que possam haver ao redor. Ela está diretamente relacionada ao grau de afinidade, relacionamento e entrosamento que existe. Dependendo da intensidade, a solidão pode causar problemas de saúde.

Existem formas de afastar a depressão, basta querer. (Foto: Divulgação)

Segundo o psicólogo americano John T. Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago, a solidão afeta a saúde e resulta em alguns problemas, tais como: insônia, fadiga, timidez, raiva, ansiedade, pessimismo, hostilidade e baixa autoestima, estresse, maior suscetibilidade à infecções e maior predisposição à doenças cardiovasculares.

Claro, não é preciso levar todo o tempo que se passe sozinho de forma negativa, mas é necessário saber que o exagero pode ser negativo e caso você se incomode com a sua solidão, há formas de aplacá-la.

Dicas para Quem Sente Solidão

Sentir-se sozinho se transformou em um problema na sua vida? Você vem sentindo uma profunda sensação de isolamento e não sabe como lidar com isso? Então confira a seguir dicas para quem sente solidão:

1. Não limite a sua vida ao mundo virtual

Por mais que a vida virtual seja divertida e tentadora, ter milhares de contatos em redes sociais não significa alguma forma de compensação. De acordo com Cacioppo seria como “tentar matar a fome com aperitivo” porque a maneira de aplacar a solidão seria através de uma interação no mundo real. Nesse caso, a chave para resolver o problema provavelmente está no enfrentamento da realidade.

Você não precisa de muitos amigos para acabar com a solidão. Precisa de bons amigos. (Foto: Divulgação)

2. Busque qualidade e não quantidade de laços

Na vida real, também não é preciso partir para o extremo e ser um sujeito que tem um milhão de amigos. Como diz o dito popular, “quantidade não quer dizer qualidade”. Procure começar aos poucos, sabendo que não é preciso ser o “popular”. Faça de acordo com o quanto você possa se sentir confortável, com pessoas que valham a pena.

3. Experimente uma nova atividade

Se você não sabe como lidar com a solidão, então invista seu tempo e a sua disposição em novas atividades. Que tal apostar em algo que você goste de fazer, mas vive adiando por falta de tempo? Pode ser um curso, um esporte ou algo no qual você possa socializar e interagir com outras pessoas.

4. Melhore a autoestima

Algumas pessoas não conseguem suportar a solidão, mas também não mudam o pensamento para fazer as coisas melhorarem. Há quem escolha a solidão por baixa autoestima, e especialmente esses precisam ter em mente que há um mundo lá fora inclusive para ele e que pode não ser tão cruel quanto imagine.

5. Procure um terapeuta

Se nada parece resolver a solidão e você não sabe mais como viver sozinho, então a melhor saída é procurar orientação especializada. Um profissional pode ajudar neste processo que parece ser tão difícil. Não é preciso sentir vergonha em procurar ajuda: o importante é pensar em sua qualidade de vida. Aos poucos, você perceberá que há muitas pessoas lá fora e muito a se fazer.

Aproveite as dicas para quem sente solidão e não se isole do mundo. Lembre-se sempre que o ser humano é um ser social. E já dizia a música de Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”.

Top