Dicas para procurar emprego usando a internet

Perdeu o emprego e está à procura de uma nova chance no mercado de trabalho? Além de procurar por oportunidades com amigos e empresas…

Perdeu o emprego e está à procura de uma nova chance no mercado de trabalho? Além de procurar por oportunidades com amigos e empresas especializadas em recrutamento, você também pode contar com uma ajuda tecnológica para encontrar vagas de trabalho.

Procurar vagas de empregos em classificados de jornais é coisa do passado (Foto: Divulgação)

Seja por meio das redes sociais, através de sites de recrutamento online, consultando sites de classificados, enviando currículos por e-mail ou buscando indicações com pessoas conhecidas, mesmo que elas estejam à distância, a internet tem sido cada vez mais utilizada na hora de procurar emprego.

Se você também quer seguir este caminho, confira algumas dicas para procurar emprego usando a internet e lembre-se de não desistir logo nas primeiras tentativas, caso elas não sejam bem sucedidas. Ter persistência é fundamental.

Saiba mais: Vagas de emprego pela internet – como se candidatar

Conheça: 5 redes sociais para arranjar emprego

Escolha bons sites para cadastrar o currículo

É preciso escolher os sites certos para se cadastrar (Foto: Divulgação)

Para quem está procurando por sites para cadastrar o currículo, a melhor dica é buscar aquelas páginas que ofereçam vagas específicas para a sua área de interesse, pois assim aumentam as suas chances de ser visto.

Caso tenha dúvidas, procure ajuda com alguém de confiança e que esteja atuando na área, para lhe auxiliar na escolha dos sites onde o seu currículo será postado. Vale ressaltar que alguns sites cobram pelo seu cadastro, mas há diversas opções gratuitas.

Cuidados ao criar um currículo online

Os mesmos cuidados que você tem ao criar o currículo tradicional devem ser tomados com o currículo online (Foto: Divulgação)

Assim como o currículo tradicional, que você imprime e entrega nas empresas, o currículo online deve ser cuidadosamente criado, com atenção especial para o português, que deve ser impecável.

Continuar Lendo  Vagas de Emprego para Farmacêuticos PE 2011

Evite criar um currículo muito longo (três páginas, no máximo) e cite no texto as suas experiências anteriores, formação escolar e outros detalhes mais básicos. Outra dica interessante é usar palavras-chave, que tenham relação com a sua área de interesse. Isso pode facilitar a chegada ao seu currículo, por parte do recrutador.

Mantenha o cadastro atualizado

O cadastro deve ser atualizado com frequência (Foto: Divulgação)

A cada novo curso que você fizer e novas experiências profissionais pelas quais passar, não se esqueça de atualizar o seu currículo nos sites em que ele está cadastrado, pois isso pode fazer a diferença.

Fique atento também à sua caixa de entrada, já que uma boa parte das empresas geralmente faz o primeiro contato com os candidatos às vagas através da própria web, pelo e-mail.

Use as redes sociais

As redes sociais podem trazer uma grande ajuda para quem está em busca de vagas de emprego (Foto: Divulgação)

Muita gente tem optado por procurar emprego através das redes sociais e obtido sucesso. Visite e siga os perfis de empresas da sua área de interesse no Facebook e no Twitter, pois elas costumam divulgar vagas de trabalho por meio dessas plataformas.

Ter um perfil no LinkedIn também é algo que pode ajudar bastante.

Top