Dicas para Fazer Networking

O termo “Networking” é usado para expressar uma rede de relacionamentos com um grupo de pessoas que poderão exercer influência positiva em sua carreira.…

Por Editorial MDT em 24/05/2011

O termo “Networking” é usado para expressar uma rede de relacionamentos com um grupo de pessoas que poderão exercer influência positiva em sua carreira. São os contatos profissionais que podem te ajudar a se manter em sua posição profissional ou ainda subir de cargos.

Hoje em dia já não basta ser eficiente e ter um currículo brilhante, é preciso exercer sua desenvoltura e ser cada vez mais extrovertido. Mantendo essa ligação, essa rede, você pode colher bons frutos em um curto espaço de tempo. Essa relação está presente em pequenas, médias e grandes empresas, estando mais visível nas empresas de grande porte. Para fazer o Networking é preciso saber como usar as palavras, como se comportar perto de demais pessoas da empresa. Entre as medidas que você pode tomar ou adquirir, estão: Ter acesso a oportunidades no mercado de trabalho, captar informações relevantes para seu dia a dia, divulgar seu trabalho, obter novos clientes; solicitar conselho; captar recursos financeiros para um projeto, recomendar serviços e assim por diante.

São inúmeras as vantagens do networking. Você pode subir dentro da empresa, conseguir mais trabalho, novas alianças profissionais, aumento salarial, se destacar entre os demais e muito mais! Hoje o networking é uma ferramenta forte para quem quer crescer cada vez mais e mais. É preciso tomar cuidado para não passar uma imagem de inconveniente. Muitos que tentam praticar o networking acabam passando essa imagem para as pessoas ao redor. Você não pode forçar a barra. É preciso que tudo pareça natural ou simplesmente que você esteja realmente fazendo por merecer.

Para se dar bem com o networking você precisa ser criativo, extrovertido, ter coragem, saber a hora de falar e a hora de ouvir, ter disciplina e por aí vai. É preciso que você consiga se destacar no seu cargo, pois é isso que muitos tentam no dia de hoje. Quem fica ou quem sobe é aquele que se mostrou realmente eficiente dentro da empresa.

Se você não sabe como fazer networking, aqui vão algumas dicas para te ajudar. Entre as medidas a serem tomadas está o “foco”. Isso mesmo! Você precisa focar no seu objetivo. Analise e classifique as quinze pessoas mais influentes ao seu redor. Você pode organizar essas pessoas em quem pode te ajudar imediatamente à alcançar seu objetivo e pessoas que te ajudarão numa segunda etapa. Para os seus principais contatos descreva quais serão os seus próximos passos e se dedique a executá-los. É preciso fazer tudo com determinação e um pouco a cada dia.

Através da internet você encontra inúmeras dicas para ter contatos profissionais. Aqui você encontrou apenas algumas delas. Para conseguir usar o networking a seu favor, é preciso estudar bastante sobre o assunto. Você precisa mostrar interesse nos seus contatos, mesmo que seja apenas para saber como eles estão. Tome a iniciativa, não fique esperando o outro fazer isso por você. Muitas vezes é essa atitude que pode fazer toda a diferença.

Top