Dicas para organizar documentos

Quem nunca perdeu uma conta paga conhece alguém que fez a proeza. O pior é que geralmente procuramos esse tipo de documento em situações…

Por Élida Santos em 22/12/2012

Quem nunca perdeu uma conta paga conhece alguém que fez a proeza. O pior é que geralmente procuramos esse tipo de documento em situações que necessitamos comprovar a quitação de um débito. E quando não se acha de fato o comprovante tem que se pagar novamente a dívida, pois é como ditado diz: mal pagador, paga duas vezes. Para evitar esse tipo de problema vamos dar algumas dicas de organização de documentos.

Leia mais sobre: Como organizar os seus documentos, dicas

Arquivos caseiros devem ser limpos uma vez ao mês (Foto: Divulgação)

Compre pasta para guardar os documentos

Para facilitar a sua vida compre pastas e arquive a documentação nelas. Cada uma deve conter uma etiqueta de identificação, como por exemplo: contas de luz. Você pode separar as contas em pastas por gênero, o que facilita a busca delas sempre que necessário. E deixe um local de arquivo para as contas do mês, que ainda não foram pagas para que não as esqueça.

Limpe uma vez no mês os arquivos de documentos

Guardar contratos de prestação de serviço, recibos e contas é necessário. No entanto, você deve jogar fora o que está muito velho e abrir espaço para os documentos novos. Como esse tipo de faxina não é simples e exige atenção, você deve tirar um dia inteiro para fazer isso. Leia atentamente todos os documentos e selecione o que realmente deve ser guardado.

Saiba mais sobre: Como organizar escritório: dicas, soluções

Guarde os comprovantes de pagamento em caixas (Foto: Divulgação)

Deixe em locais fáceis documentos mais necessários

Os documentos mais utilizados em nosso dia a dia, como por exemplo, carteira de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde, Título de Eleitor e tantos outros que precisamos com certa periodicidade devem ser arquivados em lugares simples. Em uma emergência, acabamos bagunçando tudo para encontrar esses documentos. Por isso, é melhor evitar que seus arquivos fiquem desorganizados novamente.

Usando essas dicas em seu dia a dia você consegue manter a organização dos seus documentos e não tem que pagar duas vezes a mesma dívida ou ficar preocupado com a perca de um contrato ou documento pessoal que gere ainda mais dor de cabeça, com a necessidade de se fazer um Boletim de Ocorrência para evitar problemas legais.

Top