Como organizar escritório: dicas, soluções

Considerado um ambiente de trabalho, o escritório precisa ser bem organizado e limpo. Quando o arranjo físico está em ordem, tudo passa a contribuir…

Por Isabella Moretti em 05/03/2012

Uma mesa de trabalho desorganizada afeta produtividade.

Considerado um ambiente de trabalho, o escritório precisa ser bem organizado e limpo. Quando o arranjo físico está em ordem, tudo passa a contribuir com a produtividade e disposição do funcionário, além de tornar o espaço mais apresentável para receber clientes.

Apesar de a organização ser um fator essencial para o escritório, são poucas as pessoas que conseguem mantê-la. Desta forma, o ambiente de trabalho fica vulnerável a bagunça e sofre prejuízos por causa da correria do dia-a-dia profissional. Em uma área mal organizada, é comum o atraso das atividades, perda de documentos e erros na execução das tarefas.

Dicas para manter o escritório organizado

A organização começa pela mesa de trabalho. Em primeiro lugar é necessário fazer uma limpeza na escrivaninha, removendo tudo aquilo considerado desnecessário. Ao obter espaço, o funcionário melhora o seu desempenho e otimiza o tempo.

O Feng Shui pode ser um grande aliado para decorar a mesa de trabalho, influenciando na disposição dos objetos e no uso das cores. Algumas dicas são capazes de aumentar a fluidez da energia, como o uso de um item vermelho no canto da mesa para atrair sucesso na carreira, um vaso de planta para melhorar a saúde e a decoração com peças que tragam lembranças positivas, como as fotos dos familiares. O Feng Shui não recomenda papéis amontoados sobre a mesa, por isso é importante fazer faxina pelo menos uma vez por semana.

Escritório clean e sem bagunça.

Aproveitar as gavetas e repartições dos móveis para armazenar os arquivos também é um meio de preservar o ambiente de trabalho organizado. Para facilitar o encontro dos documentos, relatórios, catálogos e afins, é ainda essencial uma separação justificada. Mesmo se o escritório for pequeno, deve haver um armário lateral para organizar os papéis e no deixá-los amontoados sobre a mesa.

Na falta de espaço, é muito interessante aproveitar as paredes com prateleiras e cubos. Estas peças evitam a bagunça e deixam o escritório com um visual mais moderno para se trabalhar. Outra forma de acabar com a desordem é investindo nas caixas organizadoras, uma solução mais econômica para no gastar com móveis.

Na hora de organizar os arquivos na prateleira de uma estante, por exemplo, tenha o cuidado de colocar etiquetas de identificação nas pastas para facilitar o encontro do material quando necessário. O uso de divisórias nas gavetas também é uma ideia interessante para quem lida diariamente com muitos papéis.

Em um ambiente organizado fica mais fácil desenvolver tarefas e otimizar o tempo.

Aproveite as dicas e melhore a organização do escritório.

Top