Dicas para nutrição infantil

Dicas para nutrição infantil

As dicas para nutrição infantil podem ser de grande ajuda para os pais que não sabem como montar um cardápio saudável para os seus…

Por Isabella Moretti em 01/12/2014

As dicas para nutrição infantil podem ser de grande ajuda para os pais que não sabem como montar um cardápio saudável para os seus filhos. O objetivo é apresentar hábitos saudáveis, que devem ser adotados no decorrer da infância para garantir o crescimento e o desenvolvimento intelectual.

Dicas para nutrição infantil. (Foto: Divulgação)

As crianças são bem seletivas na hora de escolher os alimentos. A maioria gosta de consumir fast food e doce, mas deixa de lado os alimentos que realmente fazem bem à saúde, como frutas, verduras e legumes. O segredo para fazer os pequenos se alimentarem corretamente está na definição de uma boa rotina alimentar.

Muitas crianças, que não possuem uma alimentação adequada, acabam desenvolvendo obesidade infantil. Estima-se que o excesso de peso afeta 25% das crianças brasileiras, com idade entre 7 e 14 anos. Esse número espantoso é resultado do sedentarismo e do alto consumo de carboidratos.

Leia também: Alimentos que ajudam no crescimento infantil

Dicas para nutrição infantil

Você não sabe como fazer uma criança comer direito? Então confira a seguir uma seleção de dicas para nutrição infantil:

1. Eduque o paladar infantil

O paladar da criança precisa ser educado desde cedo, ou seja, os pais precisam oferecer alimentos naturais a ela, como legumes, verduras e frutas. Se o item for rejeitado, vale a pena apostar em outras formas de preparo, como é o caso do suflê e do creme.

A criança não quer comer? Eduque. (Foto: Divulgação)

2. Estabeleça horários para as refeições

A rotina alimentar é criada a partir do momento em que os pais estabelecem horários para as refeições dos filhos. A criança deve se sentar a mesa para se alimentar, em um lugar sem barulho, TV, computador ou qualquer outro tipo de distração. Também é importante estimulá-la a mastigar bem os alimentos.

3. Os pais devem ser bons exemplos

Para que as crianças se alimentem adequadamente, os pais devem servir de exemplo. De nada adianta preparar pratos saudáveis para o seu filho se você mesmo não tem o costume de fazer as refeições corretamente.

Na hora da refeição, os pais precisam servir de exemplo. (Foto: Divulgação)

4. Faça a criança se interessar pelos alimentos

A criança precisa ser envolvida pelo universo dos alimentos. Dessa forma, ela precisa participar das compras e do preparo das refeições. Os pais também podem organizar os legumes e as verduras de forma lúdica e divertida no prato, pois assim o filho sentirá mais vontade de se alimentar.

Desperte o interesse da criança por alimentos saudáveis. (Foto: Divulgação)

5. Não faça negociações com comida

Muitos pais não sabem o que fazer para os filhos comerem adequadamente, por isso acabam usando a alimentação como moeda de troca. Prometem brinquedos, passeios e até mesmo guloseimas em troca se colheradas. O ideal é evitar as negociações e educar as crianças com carinho, explicando a importância de uma alimentação saudável.

Coloque em prática as dicas para nutrição infantil e contribua com a reeducação alimentar das crianças.

Top