segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 03/10/2022 08:34:31
MundodasTribos

Em um mundo onde quase tudo pode ser resolvido com um smartphone, não é de se admirar que o movimento do dinheiro tenha seguido essa corrente. O Pix é relativamente recente, mas já tomou conta de nossas vidas de um jeito natural e inevitável.

2 homens realizando um pagamento virtual dicas para não ter problemas com o Pix

Fonte/Reprodução: original

Confira abaixo o que, afinal, é o Pix e sugestões para que ele seja um adianto em sua vida, não o contrário.

O que este artigo aborda:

Como funciona o PIX

O Pix foi instituído pelo BC (Banco Central) para servir como uma alternativa às transferências feitas nas modalidades DOC e TED, mas também é usado para realizar pagamentos. 

Sua principal característica é a facilidade. Pode ser feito pelo aplicativo do banco em qualquer smartphone, a qualquer hora do dia (nada das restrições que seguem o horário de funcionamento dos bancos) e em qualquer dia da semana (sim, até nos sábados, domingos e feriados). O melhor de tudo é a ausência de taxas para pessoas físicas e MEI.

Dicas para não ter problemas com o PIX

Tanta facilidade atraiu o público, mas também os criminosos. Por isso vale reforçar as dicas para que você não se torne uma vítima de golpes envolvendo Pix.

Utilize apenas o site e aplicativo do seu banco

Seja para pagar, cadastrar ou realizar qualquer operação, nunca faça Pix quando estiver diante de mensagens e SMS de estranhos. Use somente o app do seu banco.

Não use wi-fi de shoppings

Redes de internet que não são privadas podem ter vírus que roubam dados escondidos nelas. Se for fazer o Pix faça do seu Wi-fi ou por meio dos dados de internet de seu telefone.

Atenção com sua chave PIX

Saiba a diferença entre a chave-Pix e a sua senha para realizar transações. A chave é uma informação necessária às operações, já a senha é somente para você. Nunca confunda.

Cuidado com pagamentos por proximidade

Pode ocorrer uma alteração epim terminais, como caixas de mercados ou lojas, para roubo de dados. Se perceber qualquer movimentação suspeita, opte pelo pagamento com senha, que é mais seguro.

Desconfiar de PIX pelo Whatsapp

O que mais acontece hoje no que diz respeito aos golpes é a clonagem de números de Whtasapp, portanto desconfie de mensagens solicitando transferências, mesmo que venha de números de amigos ou familiares.

Cuidado com QR-codes

Apesar do QR-codes ser um facilitador em nosso cotidiano, é preciso atentar para o valor e o destino, ou seja, a conta bancária envolvida na operação. As informações devem constar uma da outra.

Apesar de todos esses cuidados serem bastante intuitivos, vale sempre trazê-los à memória, ainda mais num momento tão veloz quanto o de uma transação bancária nos dias de hoje.

O conteúdo "6 dicas para não ter problemas com o Pix" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

CIA espiona cidadãos pelo Facebook: saiba mais

CIA espiona cidadãos pelo Facebook: saiba mais

Fichários Universitários, Preços, Onde Comprar

Fichários Universitários, Preços, Onde Comprar

Trabalhe Conosco Rossi Imóveis

Trabalhe Conosco Rossi Imóveis

Polishop Novidades

Polishop Novidades

Cursos Gratuitos de Animação: Centro Cultural da Juventude SP

Cursos Gratuitos de Animação: Centro Cultural da Juventude SP

Concurso Polícia Civil da Bahia: inscrições, vagas

Concurso Polícia Civil da Bahia: inscrições, vagas