Em um mundo onde quase tudo pode ser resolvido com um smartphone, não é de se admirar que o movimento do dinheiro tenha seguido essa corrente. O Pix é relativamente recente, mas já tomou conta de nossas vidas de um jeito natural e inevitável.
Fonte/Reprodução: original
Confira abaixo o que, afinal, é o Pix e sugestões para que ele seja um adianto em sua vida, não o contrário.
Como funciona o PIX
O Pix foi instituído pelo BC (Banco Central) para servir como uma alternativa às transferências feitas nas modalidades DOC e TED, mas também é usado para realizar pagamentos.
Sua principal característica é a facilidade. Pode ser feito pelo aplicativo do banco em qualquer smartphone, a qualquer hora do dia (nada das restrições que seguem o horário de funcionamento dos bancos) e em qualquer dia da semana (sim, até nos sábados, domingos e feriados). O melhor de tudo é a ausência de taxas para pessoas físicas e MEI.
Dicas para não ter problemas com o PIX
Tanta facilidade atraiu o público, mas também os criminosos. Por isso vale reforçar as dicas para que você não se torne uma vítima de golpes envolvendo Pix.
Utilize apenas o site e aplicativo do seu banco
Seja para pagar, cadastrar ou realizar qualquer operação, nunca faça Pix quando estiver diante de mensagens e SMS de estranhos. Use somente o app do seu banco.
Não use wi-fi de shoppings
Redes de internet que não são privadas podem ter vírus que roubam dados escondidos nelas. Se for fazer o Pix faça do seu Wi-fi ou por meio dos dados de internet de seu telefone.
Atenção com sua chave PIX
Saiba a diferença entre a chave-Pix e a sua senha para realizar transações. A chave é uma informação necessária às operações, já a senha é somente para você. Nunca confunda.
Cuidado com pagamentos por proximidade
Pode ocorrer uma alteração epim terminais, como caixas de mercados ou lojas, para roubo de dados. Se perceber qualquer movimentação suspeita, opte pelo pagamento com senha, que é mais seguro.
Desconfiar de PIX pelo Whatsapp
O que mais acontece hoje no que diz respeito aos golpes é a clonagem de números de Whtasapp, portanto desconfie de mensagens solicitando transferências, mesmo que venha de números de amigos ou familiares.
Cuidado com QR-codes
Apesar do QR-codes ser um facilitador em nosso cotidiano, é preciso atentar para o valor e o destino, ou seja, a conta bancária envolvida na operação. As informações devem constar uma da outra.
Apesar de todos esses cuidados serem bastante intuitivos, vale sempre trazê-los à memória, ainda mais num momento tão veloz quanto o de uma transação bancária nos dias de hoje.