Dicas para melhorar o relacionamento familiar

Podemos ter muitos amigos, mas nos momentos que mais precisamos, somente a família estará lá, disposta a fazer tudo por nós. Para tanto, uma…

Por Editorial MDT em 18/03/2012

Carinho, compreensão e comunicação são essenciais para um relacionamento familiar perfeito. (Foto: Divulgação)

Podemos ter muitos amigos, mas nos momentos que mais precisamos, somente a família estará lá, disposta a fazer tudo por nós. Para tanto, uma estrutura familiar sólida é essencial para que esse relacionamento seja perfeito entre todos os membros. Então, veja aqui algumas dicas para melhorar o relacionamento familiar.

Em uma família, quem manda são os pais. Portanto, por mais que a sua família seja democrática, a última palavra deve ser dos mais velhos. Se os filhos começarem a fazer o que quiserem, a anarquia será instalada na sua casa e você nunca mais conseguirá retomar as rédeas dela. Entretanto, se a sua família já se comporta desse jeito, com muita disposição e coragem, reúna todos os membros e converse sinceramente com eles, dizendo que, a partir desse momento, as coisas mudarão.

Contudo, não é porque o controle estará nas mãos dos pais que eles se tornarão ditadores. Para um bom relacionamento familiar, é preciso haver uma boa comunicação entre todos. Sendo assim, mantenha conversas naturais com os seus filhos e saiba ouvi-los a fim de que possa sanar as suas necessidades. No entanto, quando não for possível saná-las, também saiba dizer-lhes “não”.

O relacionamento familiar torna-se melhor quando todos os membros conseguem conversar pelo menos por alguns minutos. Como os pais sempre estão ocupados com o trabalho e os filhos com os estudos, essa comunicação pode acontecer durante o jantar ou na hora de assistir televisão. Nesse momento, todos devem expor como foi o dia deles e podem opinar sobre os acontecimentos. Desse modo, se sentirão protegidos e queridos.

Deve ser reservado um momento no dia para que todos os membros possam se reunir. (Foto: Divulgação)

O toque é muito importante para demonstrar carinho, sentimento essencial em uma família unida e feliz. Portanto, ao sair de casa, abrace e beije todos que ficarão nela. Na hora da conversa, aproxime-se das pessoas com quem estiver conversando e olhe-a nos olhos para que ela não se sinta rejeitada.

O toque é muito importante para demonstrar carinho. (Foto: Divulgação)

Para melhorar o relacionamento familiar, é preciso manter a família organizada, unida e feliz com gestos e conversas simples de serem feitas. Portanto, dê o primeiro passo agora para colher os frutos no futuro, afinal, a família é o que somos.

Top