Decoração com azul: ideias, combinações

Isabella Moretti 22/12/2011 Bem Estar

Um quarto pequeno decorado com azul


O azul se apresenta como uma cor versátil na decoração, permitindo várias combinações de acordo com a sua tonalidade. Na sala, no quarto, no banheiro, na cozinha ou qualquer outro ambiente interno, o azul satisfaz a busca por descanso e relaxamento.

O resultado da decoração depende muito da tom, ou seja, o mesmo efeito causado pelo azul claro não é o mesmo do azul-marinho e vice-versa. A variedade de azuis é bem expressiva e esse aspecto pode deixar as pessoas em dúvida na hora de fazer as melhores combinações para cada espaço da casa.

 O significado do azul

Como acontece com as demais cores, o azul é responsável por criar estímulos e sensações. De maneira generalizada ele assume papel terapêutico nos cômodos, contribuindo com a proposta de tranquilidade e calmaria. Qualquer espaço em que o azul seja a cor principal ajuda a aliviar o estresse e promover bem-estar.

Os tons claros de azul são serenos e delicados, enquanto os tons escuros servem de estímulos para integridade e honestidade. A cor fria pode ainda ser facilmente associada ao respeito, confiança, lealdade, autoridade e responsabilidade.  Um espaço todo azul é um lugar perfeito para meditação e para acalmar a mente.

O azul não pode ser usado de forma exagerada na decoração, caso contrário pode criar sensações desagradáveis. Em demasia, a cor deixa as pessoas indiferentes, sonolentas e retraídas. A tonalidade parece ser muito difícil de combinar com outras cores, mas na verdade ela permite associações bem equilibradas.

Azul claro e branco na decoração

Combinação do azul com outras cores

– Azul com branco: uma das combinações mais usadas para decorar ambientes. Remete a uma proposta provençal de decoração ou pode servir para compor um quarto de bebê masculino.

– Azul com rosa: esta dupla de cores promete criar um efeito maravilhoso nos espaços. É uma combinação ousada, viva e que indica personalidade quanto ocorre a junção dos tons fortes.

– Azul com cinza: uma combinação sóbria e que promete deixar o ambiente sofisticado. O frescor do tom azulado entra em contraste com um tom neutro para invocar uma atmosfera mais chique. O azul é a aposta perfeita para romper com a monotonia do cinza.

– Azul com amarelo: a dupla perfeita para ativar a mente e estimular a intuição.

– Azul com castanho: para quem busca valorizar o perfil de uma decoração mais dramática, pode apostar na harmonia destas duas cores. O castanho é uma cor escura que reforça o azul, tornando o ambiente bem masculino.

– Azul com vermelho: ajuda a manifestar as emoções e consegue revigorar o cômodo decorado com muito bom gosto.

Use o bom senso e aposte nos tons de azul para fazer a sua decoração.

 

O azul claro é uma cor perfeita para ambientes de descanso

Outros artigos

Cabelos lisos repicados como dar mais volume

27/03/2015

Cabelos lisos repicados como dar mais volume

Cabelos lisos repicados como dar mais volume? Os cabelos lisos tão desejados pelas mulheres ganham mais volume quando cortados de maneira repicada. Porém, é possível...