Dicas para gostar de ler

Enquanto algumas pessoas leem um livro atrás do outro em pouco tempo, outras não conseguem incorporar esse hábito ao seu dia a dia. De…

Por Paulo Lima em 03/01/2013

Enquanto algumas pessoas leem um livro atrás do outro em pouco tempo, outras não conseguem incorporar esse hábito ao seu dia a dia. De fato, o gosto pela leitura não se desenvolve da noite para o dia. É preciso esforço e dedicação para cultivá-lo e fazer com que ela nasça com naturalidade.

Incentivo desde pequeno

O ideal é incentivar o contato com os livros desde pequeno. (Foto: Divulgação).

O ideal, segundo os especialistas, é ter contato com os livros desde pequeno. Os pais devem incentivar os filhos a se debruçarem sobre as páginas de uma boa literatura. Para isso, eles podem começar lendo historinhas para fazer a criança dormir ou pedir para que ela mesma leia. O importante é que tudo isso seja feito de acordo com o conhecimento, a preferência e a faixa etária da garotada.

A falta de interesse pela leitura comum na maioria das pessoas vem justamente do fato delas não terem sido incentivadas a adotar esse hábito. Os livros só começam a fazer parte de suas vidas quando estão na escola e são obrigadas a examinar uma obra para fazer trabalhos e apresentações.

Veja mais sobre o assunto em: Incentive o hábito da leitura em seus filhos.

Esse tipo de experiência faz com que ler pareça uma tarefa ainda mais desagradável, aumentando a barreira que há entre boa parte da população e os livros. Abaixo, separamos algumas dicas para que você possa superar estas dificuldades e se apaixonar pela leitura. Confira!

Dicas para gostar de ler

Para criar o gosto pela leitura, invista em assuntos do seu interesse e com os quais esteja familiarizado. (Foto: Divulgação).

Comece escolhendo um livro que seja interessante para você. Não invista em assuntos com os quais não tenha familiaridade ou que não estão da lista dos seus preferidos. Por exemplo, caso goste de informática, procure uma obra que fale sobre a história do computador ou das grandes empresas (Microsoft e Apple) que dominam o setor tecnológico.

Ao começar a ler um livro e ele não lhe agradar, troque por outro. Caso insista na leitura, termina-lo pode se transformar numa tarefa torturante. O ideal é não se forçar a nada, ainda mais se você está entrando agora para o universo da leitura.

Saiba quais são os benefícios da leitura para o seu filho.

Procure ler em um ambiente silencioso, com boa luminosidade e onde você se sinta confortável. (Foto: Divulgação).

Enquanto estiver lendo, você deve se sentir confortável. Por isso, veja como e quando você gosta de ler: de manhã, à noite, deitado, sentado, ouvindo música, em silêncio etc. Descubra qual é a sua preferência. Além de favorecer o desenvolvimento do gosto pela leitura, este é um ótimo exercício de autoconhecimento.

Crie o hábito de visitar a biblioteca da escola ou da sua cidade. Além da possibilidade de alugar livros gratuitamente, você vai poder conhecer obras de diferentes gêneros e autores, o que é fundamental para ampliar seu gosto pela leitura.

Top