Saiba quais são os benefícios da leitura para o seu filho

A leitura é um hábito que é adquirido aos poucos e deve ser inserido na vida da criança desde muito cedo, através da leitura…

A leitura é um hábito que é adquirido aos poucos e deve ser inserido na vida da criança desde muito cedo, através da leitura em voz alta dos seus pais, visto ser  muito importante na vida da criança. Por isso, saiba quais são os benefícios que o hábito da leitura pode trazer ao seu filho.

Quando a criança é muito nova e ainda não aprendeu a ler, é importante que os seus pais leiam vários livros para ela. Assim, ela conhecerá novas palavras, novos mundos e novos costumes e se acostumará a viver situações diferentes a cada dia. Então, com o passar do tempo, quando ela já souber ler, desejará ler sozinha os livros lidos pelos seus pais para embarcar novamente em aventuras divertidas e fantasiosas.

A criança que lê tira notas melhores na escola, pois todas as disciplinas exigem uma boa interpretação de textos, além de escrever com  menos erros ortográficos e gramaticais. Os livros também contêm muitos conhecimentos gerais, portanto, várias matérias podem ser aprendidas através deles, e de modo muito mais divertido que em um livro didático.

Uma criança que lê tem muito mais assuntos para conversar com os amigos e, ao se tornar um adulto, terá argumentos fundados em qualquer discussão. Por isso, quanto mais diversificados forem os livros do seu filho, mais ele saberá sobre o mundo e sobre o universo. Além do mais, ele conhece mais sobre ele mesmo, porque, em algumas histórias infantis, é possível  se espelhar na personagem para aprender a lidar com os problemas e angústias.

Com os livros, a criança aprimora o seu senso crítico, sabendo distinguir o que é certo e o que é errado; o que é bom ou ruim para ela e para o mundo, pois ela terá muitos argumentos e experiências vivenciadas nos livros para se apoiar nas suas discussões.

Leia Também:  Comer três bananas por dia pode diminuir risco de AVC

Durante a leitura, muitos sentimentos podem ser despertados: amor, ódio, raiva, medo, alegria, tristeza, felicidade e saudades. Por isso, se o seu filho ler, ele certamente se tornará uma pessoa mais humana e sensível, aprendendo a lidar com diferentes sensações.

O hábito da leitura só traz benefícios para o seu filho. Sendo assim, estimule-o a ler desde cedo para que ele aproveite cada página lida no seu crescimento intelectual.

Top