Dicas para gastar o 13º salário - Presente de Natal

Dicas para gastar o 13º salário – Presente de Natal

O fim do ano está chegando como também, o dinheiro extra para a alegria dos trabalhadores que têm direito a este benefício. Mas, como…

Por Redacao em 06/12/2010

O fim do ano está chegando como também, o dinheiro extra para a alegria dos trabalhadores que têm direito a este benefício. Mas, como utilizar essa quantia sem se arrepender depois? Separamos algumas dicas de como usar o 13º salário com planejamento e consciência.

Confira as dicas:

  1. Acabe com as dívidas

Nada melhor do que começar um novo ano sem dívidas. Você pode aproveitar o dinheiro extra para quitar os débitos ou aquele empréstimo de longa data. Se o valor não for suficiente, escolha aquela conta que tem o juros mais altos e negocie.

  1. Escolhas inteligentes

O fim do ano tem aquela energia diferente de comemorações com troca de presentes e também  de propagandas em todos os lugares. Porém, é essencial fazer escolhas inteligentes como por exemplo, participar apenas de algumas celebrações e um amigo-secreto.

  1. Não tenha preguiça de pesquisar

Nesta época de Natal todas as coisas aumentam por conta da alta procura, por isso é muito importante fazer cotações e pesquisar os preços antes de comprar na primeira loja. Também, não deixe para a última hora, aproveite para comprar ainda no mês de novembro. Outra dica é pesquisar online, porque muitas vezes, o mesmo produto que tem nas lojas físicas está bem mais em conta pelo site. Compre com antecedência e pesquise muito!

  1. Não faça mais dívidas!

Ás vezes com o entusiasmo do dinheiro extra acabamos agindo por impulso e fazemos escolhas ruins, como por exemplo, comprar um produto mais caro que o valor do 13 º salário. Não comece o ano com parcelas e ainda mais contas, pague à vista.

  1. Reserve!

O fim do ano chega com o dinheiro extra, mas o início do ano com muitas despesas como IPVA, IPTU, matrícula escolar, materiais e várias outras contas a pagar, não é mesmo? Que tal ser consciente e separar uma quantia do seu 13 º salário para isso?

  1. Pague uma viagem

Você está livre das dívidas, vai tirar férias do trabalho e precisa de um descanso? Uma ótima opção seria pagar uma viagem simples com o dinheiro do 13 º salário. Nada melhor do que passear e respirar novos ares para começar o ano bem. Mas atenção, é preciso planejar os gastos e fazer as reservas antecipadamente porque nesta época tudo aumenta.

  1. Invista!

Nada melhor do que investir uma quantia  e obter ótimos resultados e lucros. É uma opção inteligente de como usar o seu 13 º salário, muito melhor do que comprar presentes caros. No mercado financeiro existem diversas opções de investimentos como em ações, investimentos em títulos públicos, tesouro direto, CDB e outros. Veja a melhor opção para você e invista consciente.

  1. Gastos de Natal

Todo mundo sabe que essa é a época do ano em que os produtos ficam ainda mais caros. Uma opção para fugir desse consumismo desenfreado é combinar com a família e amigos para realizar as trocas presentes depois das festas, em janeiro, por exemplo. Ou ainda, uma alternativa esperta é realizar um amigo-secreto, assim você só precisa gastar com um presente e não um para cada membro da família.

  1. Realize um sonho!

Já pensou em realizar aquele sonho que há muito tempo espera? Talvez, seja uma ótima opção de como usar o 13 º salário. Planeje e faça as contas!

  1. Faça uma boa ação!

Como dizem muitos esta também é uma época de reflexão e de sermos gratos por mais um ano. Que tal fazer uma boa ação em alguma instituição? Ou doando uma cesta de Natal para uma família necessitada? Fazer o bem é gratificante e com certeza traz coisas boas para quem o faz.

 

Essas foram algumas dicas de como gastar o 13 º salário com presentes de Natal ou ainda para pagar as dívidas, investir e muito mais. Entretanto, o mais é importante é ter consciência e fazer um planejamento mensal e anual das despesas.

Top